Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Copa do Mundo 2022: entenda polêmica sobre capacidade dos estádios e assentos vazios no Qatar

Antes do início da Copa, a Fifa havia anunciado uma carga recorde de ingressos vendidos, mas há assentos vazios em todos os jogos<br>

Brasil x Sérvia contou com bom público no Qatar (Foto: Giuseppe CACACE / AFP)
Escrito por

Um fato chama a atenção durante a primeira semana da Copa do Mundo: a maioria dos jogos apresentam lugares vazios nos respectivos estádios. O cenário, inclusive, contraria as informações de público presente fornecidas pela Fifa. Abaixo, o LANCE! explica a polêmica.

Atualização na capacidade dos estádios

Antes do início da Copa do Mundo, a Fifa anunciou que mais de 3 milhões de ingressos haviam sido vendidos. A expectativa era de estádios lotados na maioria das partidas e poucos assentos vazios visíveis nas transmissões. A realidade, no entanto, é diferente: até mesmo no jogo de abertura, entre Qatar e Equador, era possível ver cadeiras vazias no estádio Al Bayt em alguns setores

Ainda assim, a Fifa informou que mais de 67 mil pessoas estavam presentes no local - número superior à capacidade anunciada pela entidade inicialmente. O mesmo ocorreu na segunda partida do Grupo A, entre Senegal e Holanda, no estádio Al Thumama. A primeiro questionamento que surgiu foi: como os públicos anunciados pela Fifa são maiores que as capacidades dos estádios?

+ Taça da Copa do Mundo: conheça história, peso, valor e outras curiosidades do troféu

Na terça-feira, após as quatro primeiras partidas, a Fifa atualizou as capacidades oficiais dos oito estádios. O Al Bayt, que inicialmente tinha capacidade para 60 mil, passou a suportar 68.895 pessoas, por exemplo. O Khalifa Internacional tinha capacidade de 40 mil no início e passou a ter de 45,8 mil depois.

A justificativa da Fifa era que as capacidades "originais" refletiam a reserva de lugares para jornalistas e patrocinadores. Nas primeiras partidas, a entidade percebeu que esse espaço reservado era maior do que o necessário. Dessa forma, a capacidade geral dos estádios saltou de 380 mil para 426 mil.

Capacidade dos estádios foi atualizada durante a Copa (Foto: Divulgação)

Lugares vazios nas arquibancadas

Ao mesmo tempo em que a Fifa anuncia altos públicos nos jogos, é possível ver clarões nas arquibancadas. De acordo com fontes da organização, um dos motivos é a desistência de qataris com ingresso comprados. A categoria 4, reservada aos locais, foi quase toda vendida, mas apresenta muitas baixas em cada jogo.

Outro fator que pode explicar o cenário é a saída precoce e a abertura de portões no intervalo. Enquanto há pessoas que entram no estádio e vão embora com antecedência, há torcedores sem ingresso que conseguem entrar no estádio após o intervalo. Isso aconteceu em partidas com menor apelo de público.