Avatar
Lance!
Doha (QAT)
Dia 19/11/2022
14:46
Compartilhar

Todos os olhos do mundo estarão voltados para o estádio Al Bayt neste domingo, quando Qatar e Equador se enfrentam na abertura da Copa do Mundo. Abaixo, o LANCE! lista as cinco principais curiosidades do Mundial de 2022.

1. Primeira Copa do Mundo no final do ano

Esta será a primeira edição da Copa do Mundo disputada no fim do ano. O período tradicional da disputa do torneio é o meio do ano (entre junho e julho). O motivo da mudança são as altas temperaturas do verão no Qatar.

2. Primeira Copa do Mundo no Oriente Médio

Outro fato inédito é a Copa do Mundo ser disputada no Oriente Médio. Nas 20 edições anteriores, o Mundial nunca havia sido sediada nesta parte do mundo. Isto implica restrições nunca antes vistas na Copa, como a proibição de cerveja nos estádios, por exemplo.

+ Extremos da Copa do Mundo: conheça os jogadores mais altos e mais baixos, no Qatar

3. Copa do Mundo mais globalizada da história

A Copa do Mundo 2022 será a edição mais globalizada de todos os tempos. Além de ser sediada no Qatar, país símbolo da globalização, o Mundial terá jogadores nascidos em 53 países diferentes. Ao todo, 137 jogadores não jogarão o Mundial pelo país de nascimento.

Neuza Back estará na Copa do Mundo (Foto: Reprodução/Instagram)

4. Árbitras mulheres pela primeira vez

A Copa do Mundo de 2022 marcará a estreia das árbitras no torneio. Pela primeira vez na história, a Fifa escalou mulheres para apitar jogos do Mundial. Ao todo, serão três árbitras principais no torneio. O Brasil será representado pela auxiliar Neuza Back. 

5. Última Copa do Mundo com 32 países

Esta será a última edição da Copa do Mundo disputada por 32 nações. A partir do Mundial de 2026 - no México, EUA e Canadá -, o torneio terá 48 participantes. O formato também vai mudar. Os países serão divididos em 16 grupos de três na primeira fase.

Siga o Lance! no Google News