Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Suíça
escudo default
1
0
escudo default
Camarões

Embolo faz gol em país natal e garante vitória da Suíça sobre Camarões no grupo do Brasil

De origem africana e naturalizado desde 2014, atacante não comemora e põe segundo adversário da Seleção na Copa do Mundo em vantagem na chave no Catar 

Suíça bate Camarões com gol de Embolo (Foto: Fabrice COFFRINI / AFP)
Escrito por

A Suíça venceu Camarões por 1 a 0 nesta quinta-feira, no Estádio Al Janoub, na abertura do Grupo G, o mesmo do Brasil, na Copa do Mundo. Os africanos foram melhores no primeiro tempo, mas os europeus tiveram mais equilíbrio e decidiram a partida no segundo. O herói do dia foi Embolo, autor do gol logo aos dois minutos da etapa final. Foi apenas a segunda vez na história do torneio que um jogador balançou a rede do seu país natal. Antes dele, somente Alfred Bickel, nascido na Alemanha, marcou também pelos suíços, diante dos germânicos, em 1938.

+ Copa do Mundo: agenda de jogos do Grupo G, análise dos times e convocados

HOMENAGEM A ROGER MILLA
Antes do início da partida, o camaronês Roger Milla foi homenageado. Ele é o jogador mais velho a fazer gol em Copa do Mundo. Foi em 1994, contra a Rússia, quando o ex-atacante tinha 42 anos.

CAMARÕES AMEAÇA
A primeira chegada do jogo foi de Camarões. Logo aos nove minutos, Mbeumo chutou cruzado, Sommer espalmou para o meio, e Ekambi mandou a sobra por cima do gol. Na sequência, a equipe teve outra grande chance de abrir o placar. Choupo-Moting recebeu na esquerda, levou para dentro da área, mas sofreu pressão de Akanji e concluiu fraco no gol.

SUÍÇA TEM CALMA
Quem chegou foi Camarões, mas a seleção que reteve mais a bola foi a Suíça. A seleção europeia manteve a calma para trocar passes e chegar ao ataque. Faltou mais objetividade e ousadia para ter boas chances na primeira etapa.

LEI DO EX EM SELEÇÃO?
O gol saiu logo na volta do intervalo. Aos dois minutos, Freuler recebeu boa bola no meio e lançou na direita para Shaqiri, que cruzou para Embolo pegar de primeira e marcar. O atacante demonstrou respeito e não comemorou contra o país onde nasceu.

+ Veja os grupos da Copa do Mundo

CANSOU
O gol da Suíça desequilibrou a partida. Camarões se descontrolou e afrouxou a marcação, dando espaços para o ataque adversário criar mais. O treinador camaronês fez mudanças no time e colocou novos atacantes em busca do empate. Mas não deu.

SEQUÊNCIA
Na segunda rodada do Grupo G, na próxima segunda-feira, a Suíça encara o Brasil, às 13h, enquanto Camarões duela com a Sérvia, às 7h.

+ Copa do Mundo: entenda por que Embolo, da Suíça, não comemorou gol contra Camarões

FICHA TÉCNICA
SUÍÇA 1 X 0 CAMARÕES


Estádio: Al Jaboud Stadium, em Al Wakrah (QAT)
Data e hora: 24/11/2022, às 07h
Árbitro: Facundo Tello (ARG).
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG).
VAR: Mauro Vigliano (ARG).
Público presente: 39.089 pessoas

Gol: Embolo (1-0, 03’/2T)

Cartões amarelos: Collins Fai (36’, 1T); Elvedi (19’, 2T); Akanji (38’/2T).

SUÍÇA: Sommer, Widmer, Elvedi, Akanji e Rodriguez (Comer); Freuler, Xhaka, Sow (Okafor), Vargas (Rieder) e Shaqiri (Frei); Embolo (Seferovic). Técnico: Murat Yakin.

CAMARÕES: Onana, Nkoukou, Collins Fai, Castelletto e Tolo; Anguissa, Gouet e Hongla (Ondoua); Ekambi (Nkoudou), Choupo-Moting (Aboubakar) e Mbeumo (Ngamaleu). Técnico: Rigobert Song.