Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Clube que é base da Rússia parou nas quartas do último torneio europeu

CSKA não conquistou o último Campeonato Russo, mas é quem mais tem jogadores no time titular dos anfitriões do Mundial, que enfrentam a Croácia, pelas quartas de final

O lateral-direito brasileiro Mário Fernandes joga pelo CSKA e é um dos destaques da Rússia na Copa do Mundo (AFP)
Escrito por

A Rússia conta em seu elenco da Copa do Mundo com 21 jogadores que atuam em times locais, e a base da escalação principal do técnico Stanislav Cherchesov é o CSKA, equipe de Moscou que teve quatro dos 11 escalados no último domingo, contra a Espanha. Eles devem continuar na formação diante da Croácia, no sábado, pelas quartas de final do Mundial, exatamente a fase em que o quarteto parou no último torneio continental que disputou por seu clube.

O CSKA só não tem representantes entre os titulares da seleção no ataque, mas fornece o goleiro Akinfeev (capitão e herói na classificação nos pênaltis, contra a Espanha), o lateral-direito brasileiro naturalizado Mário Fernandes, o zagueiro Ignashevich e o meia Golovin. Eles participaram da campanha do clube na Liga Europa que parou nas quartas de final, eliminado pelo Arsenal - 4 a 1 na Inglaterra e 2 a 2 na Rússia.

O CSKA, contudo, começou a temporada disputando a Liga dos Campeões. Passou por AEK Atenas (Grécia) e Young Boys (Suíça) nas fases preliminares e caiu na chave que tinha Manchester United (Inglaterra), Basel (Suíça) e Benfica (Inglaterra). Ficou em terceiro, acumulando três derrotas e três vitórias (venceu o Benfica duas vezes e o Basel). Entrou na Liga Europa batendo Estrela Vermelha, da Sérvia, e Lyon, da França, até parar no Arsenal.

Na última temporada europeia, o CSKA, que é um dos principais times do país, não conseguiu nenhum título. No Campeonato russo, ficando na segunda colocação, somando dois pontos a menos em relação ao Lokomotiv, também de Moscou. A última taça levantada pela equipe foi em 2016, na conquista da liga nacional.

No elenco russo, o CSKA tem ainda um quinto jogador: o meia Dzagoev, que é reserva, sofre com dores na costa e pode até ser desfalque contra a Croácia. Mas o clube de Moscou não é o time com mais representantes na seleção, sendo superado pelos seis do Zenit - três titulares (os meias Kuziaev e Zhirkov e o atacante Dzyuba).

Na análise da última temporada europeia, o Zenit (que é de São Petersburgo, cidade que também recebe partidas da Copa do Mundo) foi ainda pior do que o CSKA. Na Liga Europa, liderou um grupo que tinha Real Sociedad (Espanha), Rosenborg (Noruega) e Vardar (Macedônia), passou pelo Celtic (Escócia) e parou nas oitavas de final, diante do Leipzig - derrota por 2 a 1 na Alemanha e 1 a 1 em casa. No Campeonato Russo, ficou em quinto lugar, a sete pontos do Lokomotiv, que levantou a taça.

Os outros times com representantes entre os titulares da Rússia no último domingo, contra a Espanha, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, são o Spartak (o zagueiro Kutepov, o volante Zobnin e o lateral/volante Samedov) e o Rubin Kazan (o zagueiro/lateral Kudriashov).

Na ordem de clubes com mais representantes na seleção da Rússia neste Mundial, o Zenit lidera, com seis, seguido pelos cinco do CSKA, três do Spartak, dois de Rubin Kazan, Krasnodar e Lokomotiv e um de Akhmat, Brugge (Bélgica) e Villarreal (Espanha).

Croácia e Rússia se enfrentam às 15h (horário de Brasília) deste sábado, em Sochi, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Quem passar encarará nas semifinais o vencedor do duelo entre Suécia e Inglaterra, que jogam também no sábado, às 11h, em Samara.