Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

A carreira de Gazinskiy, autor do primeiro gol da Copa de 2018

O volante atualmente joga no Krasnodar e é uma das referências do clube que surgiu em 2008. O gol contra a Arábia Saudita foi o primeiro de sua carreira pela seleção russa

Escrito por

Foram necessários apenas de 11 minutos para o primeiro gol da Copa do Mundo de 2018 sair. O volante Gazinskiy, de cabeça, após cruzamento de Golovin, abriu o placar da goleada de 5 a 0 da Rússia sobre a Arábia Saudita no jogo de abertura, nesta quinta-feira, no estádio Olímpico Lujniki. Na comemoração, alegria estampada no rosto do jogador, que teve o prazer de fazer o gol da primeira Copa que seu país sedia. Esse foi também o primeiro gol do jogador pela seleção. Cheryshev (2), Dzyuba e Golovin completaram o placar.

O início

Yuri Gazinskiy tem 28 anos e começou a sua carreira no profissional pelo Luch-Energiya, tradicional clube da cidade de Vladivostkov, que atualmente disputa a Segunda Divisão do Campeonato Russo. Pelo clube do extremo-leste da parte asiática da Rússia, o volante disputou 54 jogos, marcou três gols e deu duas assistências.

Após boa passagem no Energiya, Gazinskiy se transferiu para o Torpedo Moscow, em 2012. O clube fica sediado em Moscou e conquistou três Campeonatos Soviéticos (1960, 1965 e 1976), além de uma Copa da Rússia (1993). É também conhecido pela passagem de Eduard Streltsov, entre a década de 50 e 60, conhecido pela alcunha de "Pelé russo". Pelo Torpedo, Gazinsky teve rápida passagem, jogou 30 jogos, marcou três gols e deu sete assistências.

Sucesso no Krasnodar

Em 2013, se transferiu para o Krasnodar, onde permanece até hoje e é uma das referências do time, junto com Smolov, atacante da seleção. Ao todo, disputou 176 jogos, marcou sete gols e deu 16 assistências. O bom desempenho no Krasnodar fez com que o volante fosse convocado pela seleção russa. Sua estreia foi em 2016 e, desde então, foram sete jogos disputados, contando com a partida de estreia da Copa do Mundo.

Na atual temporada, Gazinskiy participou de 31 jogos, fez dois gols e deu uma assistência. Foi um dos principais jogadores da boa campanha do Krasnodar na temporada, que terminou na quarta colocação do Campeonato Russo, com 54 pontos e garantiu a classificação para a Liga Europa.

Características

O volante se caracteriza pela sua marcação. Forte, teve média de duas interceptações por jogo nesta temporada. Além da boa presença defensiva, Gazinskiy consegue fazer bem a transição para o ataque, surgindo como elemento surpresa, além de ter bom posicionamento em campo, o jogador tem bom passe. Na atual temporada, tem uma média de 85% de acerto nas tentativas de passe e, em toda sua carreira, já deu 25 assistências para gol.