Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Entenda por que a Itália ficou fora da Copa do Mundo 2022

Uma das principais seleções do planeta, a Azzurra está fora do torneio mais uma vez, assim como em 2018<br>

Itália perdeu a Finalíssima para Argentina por 3 a 0. Azzurra fez feio nas Eliminatórias Europeias e está fora da Copa do Mundo (Foto: AFP)
Escrito por

Atual campeã da Eurocopa, quatro vezes campeã da Copa do Mundo, sendo a última em 2006, a Itália está fora do torneio pela segunda vez consecutiva. Mas o que acontece com a Azzurra? Uma das mais temidas e respeitadas seleções do planeta vem colecionando fracassos, com um exceção em 2020 - disputado em 2021 - quando ganhou a Eurocopa.

Mesmo assim, a Itália não conseguiu fazer frente contra a Argentina na "Finalíssima". Pelo contrário. Os Hermanos não tomaram conhecimento e aplicaram um sonoro 3 a 0, levantando a taça do torneio pela segunda vez. Tais deslizes italianos são mais comuns do que podem parecer. Mas o que explica o que acontece? O LANCE! mostra o último desempenho dos italianos.

+ Timothy Weah, autor do gol dos EUA contra País de Gales, é filho de ex-melhor do mundo

A começar pela Copa do Mundo realizada no Brasil, em 2014. A Itália ficou em um grupo com Uruguai, Inglaterra e Costa Rica e não conseguiu passar de fase. Vista como a grande favorita, inclusive, a Azzurra fez apenas três pontos. Após vencer a outra favorita, Inglaterra, a Itália parecia que iria deslanchar, mas foi derrotada por 1 a 0 por Costa Rica e Uruguai, que foram as duas seleções que avançaram de fase.

Desespero italiano em derrota para Macedônia do Norte (Foto: ALBERTO PIZZOLI / AFP)

O desempenho de 2014 foi um espelho de 2010. Se no Brasil ainda venceu um jogo, na África do Sul, defendendo o título, a Itália foi a última colocada em um fraquíssimo grupo com Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia. A Azzurra não venceu nenhum jogo e só empatou com Paraguai e Nova Zelândia, perdendo para a Eslováquia

CAMINHO EM 2018

Depois de dois fracassos em Copa do Mundo, sem nem passar da primeira fase, a Itália teve pela frente nas Eliminatórias ninguém menos do que a Espanha. E nesse grupo foi apenas uma derrota, para a mesma Fúria por 3 a 0, dois empates, um com Espanha e outro com a Macedônia do Norte, e sete vitórias. Assim, a Azzurra, com 23 pontos em dez jogos, foi para a repescagem contra a Suécia.

+ Fora do Brasil desde 2010, Neneca confia em Neymar e garante: ‘Qatar tem tudo para surpreender’

Todo o favoritismo da Itália não foi colocado em campo. Diante da Suécia, que tinha feito 19 pontos em dez jogos, a Itália não conseguiu nem sequer fazer gols. No primeiro jogo, derrota de 1 a 0, em Estocolmo, somado ao empate sem gols em Roma, o que tirou a Itália do Mundial.

O FRACASSO DE 2022

Campeã da Eurocopa em cima da Inglaterra, a Itália chegou na disputa das Eliminatórias para o Mundial com um grande favoritismo em um grupo teoricamente mais fraco do que o de 2018. A equipe chegou a ficar 37 jogos sem perder e foi derrotada pela Espanha na Liga das Nações.

O caminho que levava ao Qatar contou com tropeços que não estavam nos planos. Em oito jogos, o time teve quatro vitórias e quatro empates, enquanto a líder Suíça somou 18 pontos, com cinco vitórias e três empates. Os dois confrontos diretos contra a Suíça foram cruciais. Dois empates por 1 a 1, perdendo pênalti em ambos os jogos, unido aos empates com Irlanda do Norte e Bulgária, jogaram a equipe para a repescagem.

+ Brasil e Argentina no topo: veja as seleções com mais títulos na história

O sorteio ainda foi cruel com a Itália. Apesar de colocar a Macedônia do Norte em seu caminho, a Azzurra disputaria vaga com Portugal, que eliminou a Turquia. Mas nem foi preciso o embate. Jogando em casa, em partida que foi para a prorrogação, a Itália foi derrotada nos últimos minutos pela Macedônia e acumulou mais um - talvez até o maior - vexame na sua história recente.

E a situação da Itália segue piorando. No último domingo, foi derrotada pela Áustria em amistoso realizado em Viena.