Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Portugal
escudo default
2
0
escudo default
Uruguai

Bruno Fernandes decide, Portugal derrota Uruguai e garante vaga nas oitavas da Copa do Mundo

Com dois gols do meia, Portugal vence e complica a Celeste no Qatar

Bruno e CR7 celebram o gol de Portugal (Foto: ODD ANDERSEN / AFP)
Escrito por

Portugal é a terceira equipe classificada às oitavas de final da Copa do Mundo. Pela segunda rodada do Grupo H, a seleção lusa venceu o Uruguai por 2 a 0 no estádio Lusail. Bruno Fernandes, duas vezes no segundo tempo, fez os gols da partida.

+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores que marcaram

Com o resultado, Portugal chegou a seis pontos e carimbou vaga antecipada na próxima fase da competição, mas ainda não tem o primeiro lugar assegurado. Com um ponto, assim como a Coreia do Sul a Celeste se complicou. Ocupa a lanterna da chave, ainda sem fazer gol, e precisa vencer na última rodada para se classificar.

Na sexta-feira (2), às 12h (de Brasília), os comandados de Fernando Santos enfrentam a Coreis e só precisam do empate para avançarem na primeira colocação. No mesmo horário, a equipe de Diego Alonso faz duelo direto contra os ganeses pela vaga.

+ Veja tabela e simule os jogos da Copa do Mundo no Qatar

PRIMEIRO TEMPO PEGADO

Com cinco defensores, o Uruguai começou a partida com linhas compactas na defesa e impondo força na marcação. Assim, o árbitro distribuiu dois cartões para os sul-americanos e um para os europeus. Portugal controlava a posse de bola no meio-campo, sem conseguir penetrar na defesa adversária.

Após a metade da etapa inicial, a Celeste se soltou e quase abriu o placar. Bentancur recebeu livre no meio-campo, avançou com a bola e driblou William Carvalho e Rúben Dias na entrada da área. Cara a cara, tocou por baixo de Diogo Costa, mas o goleiro português saiu bem e fez ótima defesa.

GOL DE PORTUGAL (MAS DE QUEM?)

Após o intervalo, os técnicos Fernando Santos e Diego Alonso optaram por não promover mudanças em suas equipes. O que se alterou foi o placar. Aos nove minutos do segundo tempo, Portugal abriu o placar. Bruno Fernandes cruzou pelo lado esquerdo, Cristiano Ronaldo tentou resvalar de cabeça, e a bola entrou sem alteração da trajetória. A Fifa deu o gol para o camisa 8 português.

PRESSÃO DA CELESTE, MAS BRUNO MATA O JOGO

O gol de Bruno Fernandes e as mudanças nos dois times deixaram a partida mais dinâmica e aberta. A Celeste se lançou ao ataque, e Maxi Gómez carimbou a trave de Diogo Costa. Nos minutos finais, Suárez e Arrascaeta tiveram chances de empatar, mas não foram felizes nas finalizações.

Nos acréscimos da partida, a bola bateu no braço de Giménez em jogada individual de Bruno Fernandes. Após consultar o VAR, o árbitro assinalou pênalti, e o camisa 8 fez o seu segundo gol na partida. No último minuto, ainda carimbou a trave de Rochet.

FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 2 X 0 URUGUAI - COPA DO MUNDO - SEGUNDA RODADA - GRUPO H

Local:
Estádio Lusail, no Qatar
Data e horário: 28/11/2022 (segunda-feira), às 16h (de Brasília)
Árbitro: Alireza Faghani (Irã)
Auxiliares: Mohammadreza Mansouri (Irã) e Mohammadreza Abolfazli (Irã)
Quarto árbitra: Abdulrahman Al Jassim (Qatar)
VAR: Abdulla Al-Marri (Qatar)
Público: 88.668
Cartões amarelos: Rúben Neves, João Félix e Rúben Dias (POR) / Bentancur e Mathias Olivera (URU)
Cartões vermelhos: -
Gols: Bruno Fernandes (8'/2ºT) (1-0) e Bruno Fernandes (48'/2ºT) (2-0)

PORTUGAL
Diogo Costa; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias e Nuno Mendes (Raphael Guerreiro, 41'/1ºT); William Carvalho (João Palhinha, 38'/2ºT), Rúben Neves (Rafael Leão, 24'/2ºT) e Bernardo Silva; Bruno Fernandes, Cristiano Ronaldo (Gonçalo Ramos, 38'/2ºT) e João Félix (Matheus Nunes, 38'/2ºT). Técnico: Fernando Santos

URUGUAI
Rochet, Giménez, Godín (Pellestri, 12'/2ºT) e Coates, Varela, Mathias Olivera (Viña, 40'/2ºT), Bentancur, Valverde e Vecino (Arrascaeta, 12/2ºT), Darwin Núñez (Maxi Gómez, 28'/2ºT) e Cavani (Suárez, 28'/2ºT). Técnico: Diego Alonso.