Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil é destaque no Campeonato Mundial de Futebol pela Amizade

Representando a bandeira verde e amarela, Gustavo Cintra, de 12 anos, balançou as redes dez vezes no torneio e ajudou sua equipe a conquistar o vice-campeonato<br>

Daniel Guimarães/CBF
Escrito por

O futebol tem um grande poder de integração. E nesta terçaf-feira, pessoas de diferentes países, raças, cleros e etnias se encontram no CT do Lokomotiv, em Moscou, que sediou o Campeonato Mundial de Futebol pela Amizade. Promovido pelo Football for Friendship (F4F), o evento reuniu mais de 1.500 crianças, de 211 países, e proporcionou uma verdadeira festa para os jovens atletas participantes. Através do embaixador Gustavo Cintra, zagueiro da equipe Sub-13 do Fluminense, o Brasil teve participação de destaque na competição.

O Campeonato tem como objetivo passar os conceitos-chave do F4F da Escola dos Nove Valores: amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, devoção, vitória, tradição e honra, metodologia reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como excelente módulo educacional. Com atletas de diferentes gêneros e nacionalidades, os participantes foram divididos em 32 times. Cada formação recebeu o nome de um animal em extinção e Gustavo representou o Brasil no time do Dragão de Komodo.

O jovem atleta do Fluminense atuou na equipe com representantes de República Dominicana, Guiné Bissau, País de Gales, Filipinas e Quênia. Através da linguagem universal do futebol, a garotada mostrou bom entrosamento. Nos poucos momentos de dificuldades, Gustavo, que tem bom conhecimento no inglês, atuou como tradutor para proporcionar a comunicação entre todos os colegas. Maior do time em estatura, ele também teve grande tamanho em liderança. Honrando a braçadeira de capitão que ostentou, buscou muitas vezes a bola no fundo da rede dos gols sofridos pela equipe e passou orientações aos parceiros.

A competição foi disputada em dois turnos, sendo manhã e tarde/noite. No primeiro período, aconteceu a fase de grupos e o time de Gustavo avançou com duas vitórias e uma derrota. Como os campos eram de dimensões reduzidas, o jovem zagueiro aproveitou para subir ao ataque várias vezes e a estratégia deu certo: seis gols anotados por ele. O planejamento continuou na fase mata-mata e ele anotou mais dois gols nas quartas de final, um na semi e um na grande decisão. O título acabou escapando com revés por 2 a 1 na final, mas a própria competição ensinou que há valores tão importantes, como o sincero cumprimento do adversário após o duelo, que valem tanto quanto vencer.

Além de Gustavo, o Brasil também é representado por Luíza Zein no F4F 2018. A saltadora do Fluminense está em Moscou na função de repórter mirim e vai participar do Centro de Imprensa Internacional para Crianças do Futebol pela Amizade. Ela também faz a cobertura do evento e, ao lado do colega do Tricolor das Laranjeiras, integrará o Sexto Fórum Internacional para Crianças Futebol pela Amizade, onde serão discutidos os caminhos para promover os valores chave do programa em todo o mundo.