Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bola da Copa do Mundo 2022 mudou: conheça modelo da semi e da final

Al Rihla dá lugar a Al Hilm nas fases semifinal e final; nova bola tem detalhes avermelhados e tom predominantemente dourado

Al Hilm significa "O Sonho", em português (Divulgação/Adidas)
Escrito por

Substituição no Qatar: sai Al Rihla, entra Al Hilm. Para a semifinal e a grande final, a Copa do Mundo de 2022 terá um novo modelo de bola oficial. Traduzida, em português, para "O Sonho", a Al Hilm estreia na próxima terça-feira, para duelo entre Argentina e Croácia. Na quarta-feira, será utilizada em França contra Marrocos, confronto que define a última classificada para a final. Abaixo, o LANCE! apresenta mais detalhes sobre o novo modelo da bola do torneio.

As bolas são diferentes, mas possuem fortes semelhanças. Com detalhes em vermelho e tom dourado predominante, a Al Hilm se destaca pelas cores mais específicas da bandeira do Qatar, país-sede da competição.

+ Veja reações de membros da imprensa sobre postura e escolhas de Tite

Até o momento, 60 partidas foram disputadas na Copa do Mundo. Agora, com mais quatro jogos - duas semifinais, uma disputa de terceiro lugar e final -, o torneio trocará as cores azuis, marca-texto e laranja para o vermelho e dourado.

Al Rihla (esq.) e Al Hilm (dir.) são as bolas da Copa no Qatar (Foto: Divulgação/Fifa/Adidas)

Assim como a Al Rihla, o novo modelo também conta com sensores para ajudar nas marcações da arbitragem, como os impedimentos semiautomáticos revisados pelo VAR e na definição das faltas dentro de campo. A tecnologia é chamada "Connected Ball".

Na edição de 2018, dois modelos de bolas foram utilizados: o primeiro foi usado para os jogos da fase de grupos. A partir das oitavas de final, uma nova bola passou a ser utilizada nas partidas.

A Al Hilm é a primeira bola feita para as fases finais construída de forma 100% sustentável. Ela foi feita com tintas e colas à base de água - desde o início do torneio, o Qatar, ao lado da Adidas e da Fifa, adotou práticas sustentáveis para melhorar a imagem do torneio para com o planeta.

As semifinais da Copa do Mundo de 2022 ocorrem na próxima terça e na quarta-feira, às 16h (de Brasília). No Estádio Lusail, Argentina e Croácia se enfrentam em busca da primeira vaga na decisão. Posteriormente, França e Marrocos medem forças no Estádio Al Bayt para definir a final.

A disputa entre os eliminados, válida pelo terceiro lugar do torneio, ocorre no dia 17 de dezembro, na próxima sexta-feira, às 16h (de Brasília), no Estádio Internacional Khalifa. No sábado, dia 18 de dezembro, os vencedores das semifinais fazem o jogo mais importante da competição.