Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bélgica quer começar com o pé direito diante do estreante Panamá

Seleções se enfrentam nesta segunda-feira, às 12h (de Brasília), em Sochi

Hazard treina na Bélgica antes da estreia na Copa do Mundo (Foto: Adrian Dennis / AFP)
Escrito por

A bola vai rolar! Nesta segunda-feira, às 12h (de Brasília), Bélgica e Panamá abrem o Grupo G da Copa do Mundo. As duas seleções se enfrentam em Sochi e o duelo está cheio de expectativa. Será mais uma chance de "geração de ouro" da equipe europeia provar o seu valor. Do outro lado, os panamenhos fazem sua estreia na competição.  Na outra partida, Tunísia pega a Inglaterra em Volgogrado, às 15h.

Após cair nas quartas de final em 2014, no Brasil, a Bélgica chega ao Mundial mais experiente e tendo feito grande campanha nas Eliminatórias. Já o Panamá garantiu sua primeira participação na Copa deixando fora os Estados Unidos, que eram favoritos para ficar com a vaga.

O técnico da Bélgica, Roberto Martínez, espera um duelo complicado diante do Panamá.

– Você não pode planejar como o jogo será. Espero um Panamá muito forte. Eles querem aproveitar essa oportunidade. É uma oportunidade única chegar pela primeira vez. Será o primeiro jogo. Estou ciente disso. Queremos jogar bem. Temos que crescer ao longo do torneio. Conforme vai o torneio, tem que aprender como vencer. Não há jogo fácil. Já foram dez jogos, e os jogos estão sendo decididos por pequenas margens. Se alguém acho que os nomes glamourosos ou populares vão dar uma vitória fácil, não vai acontecer. A preparação foi muito boa. Os jogadores estão empolgados. É uma oportunidade para mostrar o que podem - garantiu o treinador, em entrevista coletiva.

Martínez monta Bélgica ofensiva (Foto: Adrian Dennis / AFP)

Martínez falou ainda sobre a qualidade do ataque da Bélgica. Contra o Panamá, o técnico deve escalar Hazard, Mertens e Lukaku no setor ofensivo, com De Bruyne na armação.

– Somos privilegiados de ter esse grupo, não só pela qualidade, mas pela atitude, por serem embaixadores do futebol belga. Temos 11 milhões de habitantes, e isso acontece por um programa de desenvolvimento. Eles têm alto nível em clubes, e queremos vê-los prontos para representar o futebol belga. Quero vê-los aproveitando, porque assim podem fazer tudo no campo.

Do outro lado, o Panamá chega com problemas ofensivos na Copa do Mundo. A seleção ainda não venceu depois que garantiu a vaga no torneio: Irlanda do Norte (0 a 0) e País de Gales (1 a 1) e perdeu para Irã (2 a 1), Dinamarca (1 a 0), Suíça (6 a 0) e Noruega (1 a 0).

- Não fizemos gols em amistosos contra equipes duras, difíceis. Foram cinco partidas na Europa, com equipes quase com mesmo estilo, com diferença nas individualidades. Panamá não é uma equipe muito goleadora. Chegamos ao Mundial com problemas de definição – comentou o técnico Hernán Darío Gómez.