Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Alemanha
escudo default
0
1
Escudo - México
México

Arriba, México! Entenda como a Alemanha perdeu na estreia na Copa

Com futebol veloz, seguro e de muita determinação, mexicanos superam os atuais campeões mundiais no Estádio Lujniki, em Moscou

(Foto: MLADEN ANTONOV/AFP)
Escrito por

A maior surpresa nesta Copa do Mundo aconteceu neste domingo, no Estádio Lujniki, e fala espanhol. Com personalidade, velocidade e muita garra, o México estreou de forma brilhante e derrubou ninguém menos que a atual campeã Alemanha. O gol marcado por Hirving Lozano, no primeiro tempo, foi suficiente para decretar a vitória mexicana por 1 a 0 na abertura do Grupo F.

O resultado, além de surpreendente, acabou com uma rotina: foi a primeira derrota da Alemanha em estreias na Copa do Mundo sob a batuta de ser a atual campeã do torneio (venceu em 1958 e 1994, e empatou em 1978). Inclusive, o último campeão do mundo que venceu em sua estreia em Mundiais recentemente foi o Brasil, em 2006.

Cinco pontos foram fundamentais para o triunfo da equipe de Juan Carlos Osorio. Entenda o porquê.

Personalidade
As duas equipes entraram em campo para um jogo franco. Surpreendeu, neste sentido, o México partir para cima dos alemães. Os atuais campeões do mundo, por sua vez, apostaram mais no jogo com a posse de bola, mas deixavam espaços nas alas. O primeiro ponto da vitória mexicana nasceu deste aspecto.

Velocidade
Vela, Hector Herrera, Lozano... As opções de velocidade nas pontas foram vitais para o triunfo mexicano. A Alemanha, apesar de uma defesa firme, estava pregada e deixava largos corredores, sobretudo pelo lado direito. Foi por ali, em uma roubada de bola de Herrera sobre Khedira, que nasceu o contra-ataque mortal do gol anotado por Lozano, aos 35 da etapa inicial.

Segurança
A Alemanha, mesmo com o problema na defesa e sem muita rapidez, também levava perigo. Não foram poucas as chances criadas pela equipe do técnico Joachim Löw. Foi aí que apareceram o brilho, determinação e a segurança da defesa mexicana. Primeiro com Ochoa com suas defesas, como na falta de Kroos que explodiu no travessão, ou em finalizações de Werner. Depois com os zagueiros Moreno e Ayala foram precisos nos desarmes também.  

Precisão
O grande problema das duas equipes ocorreram no último passe ou nas finalizações propriamente dita. Neste caso, melhor para os jogadores de Osorio na jogada do gol. Passes de primeira, objetividade e chute seco de Lozado sem chances para o goleiro Neuer. Tudo isso em apenas 12 segundos.

Osorio
Questionado no México, o técnico armou uma equipe taticamente perfeita, que não se perdeu em nenhum momento do jogo, fez jogo de igual para igual com o rival tecnicamente superior, e que mereceu o resultado. Merece todos os créditos pelo resultado espetacular que fez a torcida fazer uma verdadeira festa no apito final da partida.

E agora?
A Alemanha, pressionada pela derrota na estreia, mede forças com a Suécia, em Sochi, no próximo sábado, às 15h (de Brasília). Já o México, embalado, terá pela frente a Coreia do Sul, no mesmo dia, em Rostov, às 9h (de Brasília).

ALEMANHA 0 X 1 MÉXICO
Local: Estádio Lujniki (Moscou)
Árbitro: Alireza Faghani (IRA)
Assistentes: Reza Sokhandan e Mohammadreza Mansouri (IRA)
Cartões amarelos: Müller e Hummels (ALE); Moreno e Herrera (MEX)
Cartões vermelhos: -
Público: 78.011 torcedores
Gol: Lozano (35'/1ºT)

ALEMANHA: Neur, Kimmich, Boateng, Hummels e Plattenhardt (Mario Gomez, 34'/2ºT); Kross, Khedira (Reus, 14'/2ºT), Müller, Özil e Draxler; Werner (Brandt, 40'/2ºT). Técnico: Joachim Löw.

MÉXICO: ​Ochoa; Salcedo, Ayala, Moreno e Gallardo; Layún, Herrera, Guardado (Rafa Márquez, 28'/2ºT), Lozano (Jiménez, 20'/2ºT) e Vela (Álvarez, 12'/2ºT); Chicharito Hernández. Técnico: Juan Carlos Osorio.