Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Argentina x França: Fifa escala árbitro polonês para final da Copa do Mundo

Szymon Marciniak apitou a vitória da albiceleste sobre a Austrália e o triunfo francês sobre a Dinamarca no Qatar

Polonês apitou a vitória da Argentina sobre a Austrália (Foto: EFE/ Rodrigo Jiménez)
Escrito por

A arbitragem do duelo entre Argentina e França, pela final da Copa do Mundo, será comandada por um polonês. A Fifa anunciou que Szymon Marciniak será o responsável pela partida, marcada para este domingo (18), às 12h (de Brasília), no estádio Lusail.

+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores que marcaram

Paweł Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz, também poloneses, serão os auxiliares do árbitro de 41 anos. O americano Ismail Elfath será o quarto árbitro e o polonês Tomasz Kwiatkowski comandará o VAR.

Na Copa do Qatar, Marciniak apitou a vitória por 2 a 1 dos franceses sobre a Dinamarca, na fase de grupos, e a classificação da seleção argentina sobre a Austrália, nas oitavas de final do Mundial.

+ Veja tabela e simule a reta final da Copa do Mundo no Qatar

Prestigiado na Europa, o árbitro de 41 anos fez a final da Supercopa da Uefa em 2018/2019, em que o Atlético de Madrid derrotou o Real Madrid por 4 a 2. Ele também apitou a partida de ida da semifinal entre Liverpool e Villareal, na última temporada da Champions League.

O critério de neutralidade para a decisão da Copa do Mundo, na qual o árbitro não pode ser do mesmo continente que ambas seleções finalistas, não se aplica para europeus, apenas para profissionais de outros continentes. Dessa forma, Marciniak está apto para apitar a final.

Argentina e França buscam o tricampeonato mundial no Qatar. Os argentinos venceram a Copa em 1978 e 1986, e os franceses em 1998 e 2018.