Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Há 24 anos, Maradona deu seu último ‘grito’ em Copas do Mundo

Golaço contra a Grécia, com comemoração que ficou eternizada, foi o último do ídolo argentino, que seria depois banido da Copa de 1994, nos Estados Unidos

(Foto: Intercontinetal Press / Arquivo Lance!)
Escrito por

O último gol em Copas do Mundo de Diego Armando Maradona completa 24 anos nesta quinta-feira. Foi na vitória por 4 a 0 da Argentina sobre a Grécia, em 21 de junho de 1994, nos Estados Unidos, no Foxboro Stadium, que Maradona, aos 33 anos, acertou um chutaço e comemorou com raiva, em frente a uma câmera de TV, em uma imagem que entrou para a história do futebol.

A Argentina já vencia por 2 a 0, com dois gols de Gabriel Batistuta, quando o camisa 10 e capitão da seleção recebeu a bola de Redondo para o chute. A intensa comemoração recebeu o apelido de "El Grito" e se tornou o último grito de gol de Maradona em Copas. Na rodada seguinte, após vitória contra a Nigéria, o meia atestou positivo em exame antidoping e foi excluído do Mundial. A Argentina sentiu o baque e acabou eliminada nas oitavas de final, para a Romênia, enquanto que Maradona rebelou-se contra a Fifa.

Considerado por muitos até hoje como o maior jogador da história da Argentina, Maradona disputou quatro Copas do Mundo: 1982, 86, 90 e 94. O craque conduziu a seleção ao título em 86, no México, atingindo o status de Deus em seu país. Em 90, na Itália, a Argentina perdeu para a Alemanha, na final, na prorrogação, após um pênalti polêmico para os alemães.

Entre 1991 e 92, antes de seu último Mundial, Maradona passou 15 meses suspenso do futebol por uso de cocaína. O retorno à seleção em 1994 e o golaço logo na estreia pareciam apontar para a redenção. Mas após a partida contra a Nigéria, o exame de urina de Maradona deu resultado positivo para efedrina (substância usada em remédios para emagrecer).


- Cortaram as minhas pernas. Tenho a alma destroçada - afirmou Maradona, no dia 30 de junho de 1994, quando o exame foi divulgado e, ele, excluído da Copa. A Argentina perdeu por 2 a 0 para a Bulgária antes de cair nas oitavas.

Maradona disputou 91 jogos e marcou 34 gols pela Argentina. Ele não voltou mais a vestir a camisa da seleção após a Copa dos Estados Unidos.