Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Há 20 anos, Brasil abriu com vitória a Copa do Mundo da França

Mundial de 1998 foi o primeiro com 32 seleções, modelo que é adotado até os dias de hoje e pode ser extinto após a Copa da Rússia. Seleção Brasileira ficou com o vice-campeonato

Sampaio festeja o primeiro gol da Copa do Mundo de 1998, na França (Foto: AFP / TOSHIFUMI KITAMURA)
Escrito por

Há exatos 20 anos, começava a Copa do Mundo da França... Foi a última vez que um campeão fez o jogo de abertura do torneio, honraria que ficou com o Brasil, dono da taça do Mundial anterior, em 1994 - hoje é a seleção da casa que faz a partida inaugural. A Seleção Brasileira venceu a Escócia por 2 a 1, em 10 de junho de 1998, no estádio Saint-Denis, em Paris.

César Sampaio marcou o primeiro gol da Copa, logo aos 4 minutos de jogo, de cabeça. Colins, de pênalti, empatou aos 38 e, na etapa final, Boyd, contra, após chute cruzado de Cafu, desempatou a partida a favor dos brasileiros.

A Copa da França foi a primeira com 32 seleções, mudando o formato com 24 que vigorou até 1994, no Estados Unidos. A fórmula de disputa (64 partidas ao todo) é a mesma da Copa deste ano, na Rússia, modelo este que está com os dias contados. A Fifa já cogita ter 48 equipes da Copa do Qatar, em 2022.

O Brasil passou em primeiro lugar de seu grupo, com vitórias sobre Escócia e Marrocos e derrota para a Noruega. Triunfos seguintes sobre Chile, Dinamarca e Holanda levaram a Seleção até a final, perdida por 3 a 0 para a França, que levou sua primeira Copa do Mundo, para delírio da torcida da casa.

A Seleção abriu o Mundial há exatos 20 anos com Taffarel, Cafu, Aldair, Junior Baiano e Roberto Carlos; César Sampaio, Giovanni (Leonardo), Dunga e Rivaldo; Bebeto (Denílson) e Rivaldo, time este comandado por Zagallo.