Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Há 40 anos, Argentina eliminou a França e deu passo rumo ao título

Gol do ainda jovem Platini para os franceses não evitou a vitória dos argentinos por 2 a 1, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Argentina garantiu sua classificação na Copa

Argentina conquistou sua primeira Copa do Mundo, em casa, em 1978 (Foto: STAFF/AFP)
Escrito por

Há exatos 40 anos, a Argentina deu seu segundo passo rumo ao primeiro título mundial, conquistado em casa, na Copa do Mundo de 1978. Foi em 6 de junho daquele ano, quatro dias após bater a Hungria por 2 a 1 na estreia, que os argentinos derrubaram a França, pelo mesmo placar, e se classificaram dentro do Grupo 1, que tinha ainda a presença da Itália.

O Monumental de Nuñez recebeu 71.666 pessoas para o duelo que começou às 19h15, com a Argentina escalada da mesma forma da estreia: Ubaldo Fillol, Luis Galván, Jorge Olguín, Daniel Passarella e Alberto Tarantini, Osvaldo Ardiles, Américo Gallego e José Valencia, René Houseman, Leopoldo Luque e Mario Kempes formaram os 11 titulares do técnico César Menotti. Do lado francês, um jovem já dava sinais de genialidade: Michel Platini, aos 22 anos, um talento que despontou ao levar o Nancy ao título da Copa da França em 1977-78.

De pênalti, já no finzinho do primeiro tempo, aos 45 minutos, Passarella colocou os donos da casa na frente em uma partida equilibrada. Platini empatou logo aos 15 do segundo tempo. Luque desempatou para a Argentina, aos 28, garantindo a vaga à próxima fase e eliminando os franceses.

A rodada final, contra a Itália, virou um jogo de classificados vencido por 1 a 0 pelos italianos. Um dos grupos das quartas de final, que acabou em polêmica, foi formado por Argentina, Brasil, Polônia e Peru. Os argentinos passaram com a suspeita goleada por 6 a 0 sobre o Peru (só o líder se classificava), foram à final contra a Holanda e garantiram o título, conquistado em 25 de junho.