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Exibição em múltiplas plataformas deixa Paulistão ‘mais vivo que nunca’, diz vice de marketing da FPF

Ao L!, Bernardo Itri faz avaliação positiva de 'democratização das transmissões' e cita aproximação com a torcida pela internet como marcos do estadual em 2022

Morumbi lotado para primeiro jogo da final deste ano: FPF vê sucesso (Foto: Renato Pizzutto/Agência Paulistão)
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Acabou o Campeonato Paulista de 2022. E pela primeira vez na história sendo multiplataforma, com transmissões em TVs aberta e fechada, streaming próprio e internet. O balanço final da Federação Paulista de Futebol para seu principal produto foi altamente positivo.


Em entrevista exclusiva ao LANCE!, Bernardo Itri, vice-presidente executivo de Comunicação e Marketing da FPF, considera que a seguir o modelo atual, o Estadual de São Paulo, competição mais antiga ainda em andamento no futebol brasileiro, estará garantido no calendário por mais vários anos.

- O Paulistão está mais vivo do que nunca. Ele combina altíssimo nível técnico com a força inigualável das rivalidades locais. Os resultados de audiência e engajamento falam por si, com liderança em todas as plataformas. As receitas da competição cresceram mais de 40% em relação ao valor médio do ciclo anterior. Clubes, torcedores, parceiros de mídia e patrocinadores estão muito felizes. Os torcedores foram colocados no centro de todas as decisões e os resultados superaram as nossas expectativas.

Grosso modo, os números confirmam o entusiasmo da Federação com a diadema de sua coroa. Sem a TV Globo transmitindo a competição na rede aberta, houve uma maior democratização dos jogos ao vivo não só pela TV Record, mas também o YouTube apareceu como um dos principais parceiros. Ambos com grandes índices de audiência. A emissora liderando ou sendo vice no mercado paulista do Ibope. E a plataforma com o maior número de aparelhos simultâneos sintonizados nas partidas.

Além disso, o Premiere liderou a audiência geral da TV paga no Brasil em alguns jogos, segundo a medição do Ibope, mesmo tendo uma penetração do canal limitada a 10% da base, dada sua natureza de canal premium a la carte. A HBO Max teve seus picos de engajamento ao longo das suas transmissões exclusivas.

- Além desse resultado, oferecemos aos torcedores a oportunidade de acompanhar mais partidas gratuitamente: foram 31 transmissões abertas em 2022 contra oito em 2021. E, para os clubes, uma exposição inédita, conectando com torcedores das mais diversas idades - declarou Itri.

Na avaliação do dirigente da FPF, a entrada da internet deu o frescor que o Paulistão precisava para renovar o interesse pelo futebol entre o público de idade mais baixa. Isso se refletiu nas bilheterias e consumo dos assuntos que envolviam o Estadual, algo não visto em outras praças.

Também pela primeira vez, os jogos do Paulistão foram transmitidos pelo Paulistão Play, plataforma própria da entidade, permitindo uma interação direta com os torcedores e o início da organização de uma base de dados que terá muito valor para o Paulistão e seus parceiros comerciais.

Debaixo do mesmo guarda-chuva, todas as transmissões tiveram produção centralizada, permitindo uma identidade visual única chegando aos torcedores independentemente de onde estivesse assistindo.  

- A linguagem utilizada nas transmissões do YouTube principalmente criaram uma intimidade com o público, trouxeram jovens torcedores para interagir e participar dos jogos ao vivo. A presença dos criadores, fazendo perguntas mais informais, mais próxima das curiosidades e dúvidas dos torcedores também ajudaram a atingir um engajamento maior, mais orgânico e com mais qualidade. Sem dúvidas, a parceria com o YouTube e o envolvimento dos influenciadores e criadores foi parte fundamental do sucesso de engajamento que obtivemos nas transmissões. A força do futebol paulista e a paixão envolvida, combinada com transmissões bem humoradas e conectadas aos torcedores é uma fórmula que aprofundaremos no ano que vem - apontou Itri.

Por questões de confidencialidade, os números exatos não são revelados, mas houve um aumento relevante nas receitas de patrocínio da competição, aponta a Federação Paulista.

- As marcas que patrocinaram o Paulistão estão muito felizes, por todas as razões que já comentamos. O aumento das transmissões abertas, com recordes de audiência e engajamento, impacta diretamente nos resultados para as marcas. Quando combinamos esses resultados objetivos com novos formatos de entrega e envolvimento, temos a receita certeira para o crescimento da competição como plataforma de comunicação e relacionamento com seus consumidores - completou Itri.

Com o pensamento de criar novos modelos e formatos para sua principal competição, o dirigente diz que o trabalho de preparação para a próxima temporada começa a partir de agora. De olho nas tecnologias disponíveis, o objetivo é entregar um produto ainda melhor.

- Sempre é possível melhorar, em especial quando estamos criando novos modelos e formatos. A partir de agora, organizaremos todas as informações e faremos as análises para decidir como fazemos para melhorar o que já foi ótimo. Uma certeza é que usaremos cada vez mais tecnologia para enriquecer a produção dos jogos e a experiência dos torcedores. O planejamento do Paulistão 2023 começa agora.