Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Verdão mantém a ponta, mas Galo é ‘medalha de ouro’ no período olímpico

Atlético-MG tem a melhor pontuação no período de desfalques por causa da Seleção olímpica. Flamengo também aproveita para tirar a diferença para o líder Palmeiras

<br>&nbsp;(Foto: Dudu Macedo/Fotoarena/Lancepress!)
Escrito por

Termina nesta noite, com Corinthians x Vitória, a última "rodada olímpica" do Brasileirão. Foram seis desde a apresentação dos jogadores que disputam a competição a Rogério Micale. Seis jogos em que quatro das seis equipes que brigam pelo título tiveram importantes desfalques. Gabriel Jesus, medalha de ouro com a Seleção Brasileira na Rio-2016, não perdeu a artilharia e seu time, o Palmeiras, não perdeu a liderança. Mas ganhou mais concorrentes. Se a ponta ainda é do Verdão, a "medalha de ouro" no período olímpico foi do Atlético-MG.

O Galo teve o melhor desempenho do grupo de elite nas últimas seis rodadas: 15 pontos conquistados em 18 disputados. Era o oitavo, a nove pontos do líder Palmeiras, antes de entrar no Allianz Parque em 24 de julho, vencer o concorrente por 1 a 0, e encurtar a distância para seis. Hoje, ela é de dois pontos. O Atlético-MG perdeu Douglas Santos no período, enquanto que o Verdão perdeu Jesus e Fernando Prass (este até o fim do campeonato).

Sem desfalques olímpicos, o Flamengo também aproveitou o mês para entrar de vez na briga pelo título, com 13 pontos. O Santos, o mais prejudicado pela Seleção por conta das perdas de Gabigol, Zeca e Thiago Maia, fez dez pontos. Estava a seis do líder, hoje está a quatro.

E o Palmeiras? Se o Alviverde ganhou mais concorrentes no retrovisor, a diferença para o vice-líder mudou em apenas um ponto após as seis rodadas. A distância, que era de três pontos para o vice-líder Corinthians, agora é de dois para o Galo. O período começou turbulento com duas derrotas seguidas, mas ao fim foram oito pontos conquistados sem Jesus e Prass. Mesma pontuação do Grêmio (sem Luan e Walace), que fez um jogo a menos durante a Olimpíada por conta da partida contra o Botafogo, no Rio, adiada para setembro.

O Corinthians, outro sem desfalques, chegará aos mesmos oito pontos se vencer nesta segunda-feira. Com qualquer outro resultado, terá o pior desempenho do grupo de elite no período olímpico. Fez cinco pontos nas últimas cinco rodadas.

O G4 "pré-olímpico" tinha: 1º Palmeiras 32 pts, 2º Corinthians 29, 3º Grêmio 27 e 4º Santos 26. O G4 nesta segunda-feira tem: 1º Palmeiras 40, 2º Atlético-MG 38, 3º Flamengo 37 e 4º Santos 36. Uma vitória do Timão nesta segunda o leva para terceiro, com 37 pontos, e tira o Peixe do grupo dos quatro primeiros.