Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasileirão tem o menor número de ‘gringos’ desde 2012; veja o balanço!

 Fla é quem tem mais atletas de outras nacionalidades na Série A e a Argentina é o país predominante na competição; Confira como está a presença de estrangeiros no Brasileiro

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Escrito por

Após um mês de paralisação por conta da disputa da Copa do Mundo, o Campeonato Brasileiro será retomado nesta quarta-feira. E agora, com mais estrangeiros. Apenas 49 'gringos' atuavam no Brasileirão antes da parada para o Mundial. E entre algumas idas e vindas, atualmente são 58 inscritos na competição, porém, mesmo com o aumento, esta edição segue sendo a que conta com menos jogadores de outras nacionalidades desde 2012, quando 48 estrangeiros atuaram no campeonato.

Foram 11 atletas de outros países se transferindo para o futebol brasileiro nesta janela de transferências. Flamengo e Internacional são as equipes que mais contam com 'gringos' em seus elencos: seis cada. E apenas dois clubes tem 100% do grupo nascidos no Brasil: Sport e América-MG. 

Desde que a CBF alterou o limite de estrangeiros de três para cinco atletas relacionados por jogo em dezembro de 2013, a quantidade de jogadores naturais de outros países nos times da Série A nunca havia ficado abaixo de 60.

O LANCE! fez um balanço dos times com mais jogadores de outras nacionalidades, qual é o país que predomina no Campeonato Brasileiro e quais foram os números dos últimos anos. Confira a seguir.

Clubes com mais estrangeiros
Flamengo: 6
Internacional: 6
São Paulo: 5
Cruzeiro: 5
Vasco: 4 
Botafogo: 4
Corinthians: 3
Santos: 3
Palmeiras: 3
Atlético-MG: 3
Chapecoense: 3
​Vitória: 3


Países que predominam no Brasileirão
Argentina: 23
Colômbia: 11
Uruguai: 7
Paraguai: 7
Equador: 4
Peru: 2
Chile: 2
Alemanha: 1
Venezuela: 1
Costa Rica: 1


Número de estrangeiros que entraram em campo no Brasileirão desde 2012
2012: 48
2013: 56
2014: 65
2015: 60
2016: 66
2017: 62