Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pra esquentar! Confira duelos históricos entre Flu e Internacional

Clássico conta com um histórico de grandes confrontos, como a semifinal do Campeonato Brasileiro de 1975 e a polêmica decisão da Copa do Brasil de 1992

(Foto: Reprodução)
Escrito por

Neste domingo, Fluminense e Internacional se enfrentarão no Maracanã, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes já se enfrentaram em 61 ocasiões na história e o clube gaúcho leva vantagem no histórico. São 24 vitórias para os Colorados, 17 para o Tricolor Carioca e 20 empates. No Maracanã, o equilíbrio prevalece. Foram 17 jogos com seis vitórias dos donos da casa, seis dos visitantes e cinco vezes a partida terminou empatada.

O clássico conta com um histórico de grandes duelos, seja na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1975, quando o Inter bateu o Flu por 2 a 0 no Maracanã perante 97.908 espectadores pagantes, seja na polêmica final da Copa do Brasil de 1992, quando o árbitro José Aparecido de Oliveira assinalou um pênalti no final da partida que deu o título ao Colorado, ou nas oitavas de final da Copa Libertadores de 2012, quando após um 0 a 0 em Porto Alegre, o Flu conquistou a vaga após vencer o segundo jogo por 2 a 1.

Pelas semifinais do Brasileirão de 1975, o Inter bateu o Fluminense por 2 a 0, em pleno Maracanã, com gols de Lula e Paulo César Carpegiani. Dias mais tarde, o clube gaúcho se tornaria campeão brasileiro pela primeira vez em sua história, derrotando o Cruzeiro na final por 1 a 0, com gol de Elías Figueroa.

Dezessete anos mais tarde, os clubes se reencontraram, mas dessa vez com um troféu em jogo: a Copa do Brasil de 1992. Na primeira partida da grande decisão, disputada nas Laranjeiras - visto que o Maracanã estava em obras -, o Tricolor carioca venceu por 2 a 1, com gols de Ézio e Wágner (pelo Fluminense), e de Caíco (pelo Internacional).

No duelo da volta, realizada no Gigante do Beira-Rio, a partida caminhava para os minutos finais, quando, aos 42 minutos da etapa final, o árbitro José Aparecido de Oliveira marcou um pênalti para os anfitriões. Célio Silva cobrou e balançou as redes, sagrando-se o Internacional campeão da competição, graças à regra do gol fora de casa, pondo fim a um jejum de 13 anos sem um título nacional para o clube gaúcho. O Tricolor das Laranjeiras ainda teve Zé Teodoro expulso.

Em 2012 o Fluminense eliminou o Internacional nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Numa partida que teve as emoções de um grande clássico, o Tricolor bateu de virada o Inter por 2 a 1, no Engenhão, e se classificou para as quartas de final. Leandro Damião abriu o marcador para o Colorado, enquanto Leandro Euzébio e Fred, ambos de cabeça, fizeram os do Tricolor. No jogo de ida, no Beira-Rio, houvera empate por 0 a 0.

Ao ser derrotado pelo Inter na sétima rodada do Brasileirão de 2013, o Flu perdeu uma invencibilidade que já durava nove partidas contra o Colorado, desde 2009. O clube gaúcho encerrou jejum de vitórias contra o Tricolor, que pagou por erros gritantes de Digão e Diego Cavalieri

Em 2016 o Fluminense eliminou o Internacional na semifinal da Primeira Liga. Com emoção, o Tricolor bateu o Internacional por 3 a 2 na disputa de pênaltis, em Brasília, e passou para a final da Primeira Liga. Diego Cavalieri se transformou no principal destaque ao defender duas cobranças coloradas. No tempo normal, o placar ficou 2 a 2. Osvaldo fez os dois do Flu, enquanto Vitinho anotou os dois do Colorado. O meia foi um dos que desperdiçaram a penalidade para o Inter.