Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Grêmio
escudo default
1
0
escudo default
Corinthians

Grêmio vence e assegura G4; Corinthians vai à Sul-Americana

Em casa, gaúchos dominam o Corinthians, vencem 'apenas' por 1 a 0 e terminam o Brasileirão em quarto. Mesmo com a derrota, Timão tem vaga em torneio<br>

Fom Conradi/AGIF
Escrito por

O Grêmio dominou o Corinthians e venceu "apenas" por 1 a 0 neste domingo, em Porto Alegre, pela última rodada do Brasileirão. Com o resultado, o Tricolor gaúcho se garantiu na fase de grupos da Libertadores do ano que vem ao terminar o campeonato em quarto lugar, com 66 pontos. Já o Timão, ao menos classificou-se para a Sul-Americana porque o Ceará empatou com o Vasco. A equipe paulista se despediu de 2018 de forma melancólica, na 13ª colocação, com 44 pontos.

O último jogo da temporada mostrou por que os times terminaram o campeonato com uma diferença de 22 pontos. O Grêmio foi melhor durante toda a partida, criou boas chances e praticamente não foi incomodado. O gol da vitória saiu aos 11 minutos, com Jael. A derrota por 1 a 0 ficou barata para o Corinthians, que levou perigo apenas uma vez no início do segundo tempo.

Domínio total
Em casa, o Grêmio praticamente não deixou o Corinthians jogar. Com ótimas jogadas, principalmente pelos lados, o Tricolor gaúcho encurralou o adversário nos primeiros minutos. Estava claro que o gol não demoraria a sair e foi marcado aos 11 minutos, quando Maicon chegou à linha de fundo e cruzou, a bola desviou em Henrique e sobrou para Jael mandar de cabeça para o fundo da rede.

Everton infernal
Impressionou a facilidade que o Cebolinha teve de enfrentar os corintianos em jogadas individuais. Ele deitou e rolou pela esquerda, mesmo tendo pela frente Fagner, um dos melhores laterais do país. O atacante carimbou a trave e depois quase marcou um golaço após driblar Fagner, Léo Santos e Gabriel, mas a bola foi para fora.

Ritmo diminui
O segundo tempo teve menos chances de gol. O Grêmio diminuiu o ritmo e o Corinthians até conseguiu ficar mais com a bola nos pés. No entanto, sem inspiração, o Timão exigiu apenas uma boa defesa de Paulo Victor, em chute de Romero.

Fim melancólico
O Corinthians, pelo menos, conseguiu a classificação para a Sul-Americana, mas teve um fim de temporada melancólico. O volante Gabriel e o meia Mateus Vital ainda saíram lesionados, e o técnico Jair Ventura deve ter feito sua despedida - a diretoria negocia a volta de Fábio Carille.

Que venha 2019
No Grêmio, o sentimento é de empolgação para a próxima temporada. O clube renovou o contrato do técnico Renato Gaúcho e deve manter boa parte do elenco. Mais uma vez, a tendência é de que a equipe chegue forte para a disputa de todos os campeonatos.

No Corinthians, a esperança é de que a diretoria contrate os reforços que prometeu: "prontos", que cheguem para fazer a diferença. Após o título épico do Paulistão em cima do Palmeiras, o Timão teve um segundo semestre para ser esquecido.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 CORINTHIANS


Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 2 de dezembro de 2018, 17h (Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)
Renda/Público: 41.330 presentes/R$1.470.578,00

Cartões amarelos: Kannemann e Jael (GRE); Leo Santos, Henrique, Carlos Augusto e Romero (COR).
Cartão vermelho: não houve.

Gol: Jael (12'/1º T)

GRÊMIO:
Paulo Victor; Léo Moura (M. Henrique 23'/2º T), Michel, Kannemann, B. Cortez; Cícero, Maicon (Douglas 27'/2º T), Ramiro e Alisson; Everton e Jael (André 38'/2º T). Técnico: Renato Gaúcho.

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Leo Santos, Henrique e Carlos Augusto; Gabriel (Douglas 17'/2º T), Thiaguinho, Mateus Vital (Clayson 39'/1º T) e Jadson; Pedrinho (Danilo 27'/2º T) e Romero. Técnico: Jair Ventura.