Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

ELEIÇÕES-2016: Pedro Paulo expõe suas ideias para o Esporte no Rio de Janeiro

Em entrevista exclusiva ao LANCE!, candidato opina sobre legado da Olimpíada, ajuda a fortalecer clubes cariocas, impasse do Maracanã, dentre outros temas. Confira!

Pedro Paulo é candidato a prefeito pela coligação "Juntos Pelo Rio" (Foto: Divulgação)
Escrito por

No próximo domingo, a população do Rio de Janeiro vai às urnas na busca por traçar os rumos da política de sua cidade. Prestes a encerrar o Primeiro Turno da corrida eleitoral, o LANCE! traz, em entrevista exclusiva, os planos que o candidato a prefeito Pedro Paulo (PMDB) tem para o Esporte nos próximos quatro anos.

1 - O Rio ganhou vários equipamentos esportivos de classe mundial para a Olimpíada. Como a sua gestão pretende utilizá-los?

Todas as arenas construídas para os Jogos têm o que chamamos de “modo legado”. Para garantir o uso das arenas, que serão usufruídas pelo carioca, foi feito um detalhado planejamento da ocupação dos equipamentos para fins educacionais, esportivos, sociais e de lazer, como mencionado anteriormente. E o meu Plano de Governo traz outras propostas para os equipamentos e a área do Parque Olímpico e Paralímpico. Dentro do meu objetivo de universalizar o ensino integral na rede, com a contratação de 12 mil professores e construção de 314 escolas, a Arena do Futuro em arquitetura nômade, será transformada em quatro novas escolas. O Estádio Aquático será convertido em dois ginásios esportivos com piscinas em áreas carentes. Já as demais arenas estarão disponíveis para treinamento esportivo dos atletas de alto rendimento e lazer da população.

Falando em lazer, toda a infraestrutura de Deodoro será disponibilizada à população na forma de um grande parque que ganhará mais área verde e novos espaços para prática esportiva, oferecendo mais um grande espaço público de lazer para mais de um milhão de habitantes dos bairros e municípios vizinhos. E a Via do Parque Olímpico e Paralímpico será aberta ao público na forma de um parque com 50 mil metros quadrados.

A administração de alguns equipamentos será realizada pela iniciativa privada, o que vai facilitar o investimento em projetos sociais nos espaços que estimulem a prática do esporte amador.

2 - A secretaria de esportes vai ser ocupada por alguém com forte conhecimento e ligação com a área ou vai ser usada em barganha política para algum partido da sua coligação?

Não tenho preconceitos em relação a perfis técnicos ou políticos. O tema é muito importante e a escolha da pessoa que ocupará a pasta será feita com base na competência e habilidade para planejar e executar as políticas públicas na área.

3 - Qual sua opinião sobre a importância da Educação Física nos ensinos fundamental e médio?

A prática de exercícios aliada ao ensino escolar já está consolidada como um método que traz bons resultados. Tem benefícios evidentes para a saúde, criando novos hábitos e interesses, e é um estímulo ao convívio social importante para a formação das crianças e jovens. E, além disso, testes que avaliam o desempenho escolar mostram que o esporte aliado ao horário integral oferece os melhores resultados. Os GEOs, por exemplo, têm as melhores notas no município. Notas dois a três pontos maiores, em média, que as escolas em turno parcial e até mesmo que as escolas que estão em turno integral. O último IdeRio apontou que a média dos alunos dos últimos anos das escolas em turno convencional foi 5,6 e nas unidades em tempo integral, 6,8. Já nos ginásios experimentais olímpicos, a média registrada foi de 7,6.

4 - Em sua visão é possível a prefeitura ajudar de alguma forma os grandes clubes do Rio a se reerguerem tanto administrativamente quanto esportivamente? Qual a sua ideia ou sugestão sobre o assunto?

Pretendo apresentar um projeto de lei de incentivo ao esporte nos moldes da lei municipal com benefícios fiscais para a Cultura.

5 - Qual deve ser o modelo de uso do Maracanã, já que o atual concessionário alega que não é viável no modelo atual? A Prefeitura teria interesse em gerir este equipamento?


Sim. Vou, como prefeito, defender junto ao Governo do Estado que se municipalize o Maracanã para que, uma vez sob responsabilidade de prefeitura, nós possamos fazer a concessão à iniciativa privada, trazendo clubes como o Flamengo e o Fluminense para a gestão do estádio. Não tenho a menor dúvida de que os clubes, que já demostraram interesse em assumir este papel, têm condições de devolver ao Maracanã o posto de grande palco do futebol carioca, brasileiro e mundial.