Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Letal, Santos vence o Botafogo, sobe na tabela e freia arrancada do rival

Alvinegro Praiano fez um gol no início, mas foi pressionado praticamente o jogo todo; resultado deixa o Peixe na terceira colocação 

(Foto: Armando Paiva/AGIF)
Escrito por

O Santos fez o gol com três minutos, teve apenas outras duas chances e foi pressionado o jogo todo. Porém, fez o suficiente para vencer o Botafogo, na Arena da Ilha, nesta quarta-feira. Com o resultado, o time paulista chegou a 42 pontos e agora é o terceiro colocado, enquanto o carioca vê a arrancada na tabela do Campeonato Brasileiro estagnar em 35.

A ideia do time da casa era propor o jogo. Mas numa dessas, Neilton recebeu passe forte, não conseguiu dominar bem e Zeca roubou-lhe a bola. O lateral-esquerdo avançou e, logo aos três minutos, o Alvinegro Praiano já vencia. Golaço, sem chances para Sidão.

O Glorioso continuou pressionando. Aos 18 minutos, Bruno Silva executou bom chute. Aos 20, Dudu Cearense jogou por cima uma chance clara. Era com cruzamentos que o Botafogo tentava. Mas Canales perdeu outra, aos 37. Dez minutos antes, Jean Mota chutou fraco num raro momento de alívio santista à pressão botafoguense.

Para a segunda etapa, o Santos continuou à espera, enquanto o time da casa continuava a pressionar, embora de forma menos desvairada. Neilton chutou aos nove, mas sem perigo para Vanderlei.

A partir dos 16 minutos, a partida virou uma trocação franca. Emerson cruzou e bola tomou a direção do gol. No minuto seguinte, Ricardo Oliveira desperdiçou contra-ataque perfeito; e, no contragolpe do contragolpe, Neilton ciscou para um lado, ciscou para o outro, e chutou muito perto da baliza visitante.

Camilo quase fez mais um golaço para a coleção, da entrada da área, mas Vanderlei foi buscar no ângulo, aos 29. No minuto seguinte, o mesmo camisa 10 caiu na área, e a torcida reclamou da não marcação de um possível pênalti pela segunda vez.

A reta final de jogo teve a mesma lógica de pressão e contra-ataque. Contudo, os jogadores botafoguenses não conseguiam se impor mais nem fisicamente. O cansaço era evidente. Nem quando o cruzamento chegou à pequena área, nem quando Sidão tentou de bicicleta, no último lance, a bola entrou.

Ao fim, os torcedores santistas comemoram, mas os botafoguenses aplaudiram o esforço que viram. 

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 1 SANTOS
Local: Arena Botafogo, Rio de Janeiro (RJ)
Data-hora: 14/9/16 - 19h30
Árbitro: Paulo H Schleich Vollkopf (MS)
Auxiliares: Cicero Alessandro de Souza (MS) e Marcos dos Santos Brito (MS)
Público/renda: 11.283 pagantes / R$185.240,00
Cartões amarelos: Bruno Silva, Rodrigo Pimpão (Botafogo); Jean Mota (Santos)
Gol: Zeca, 3'/1ºT (0-1)

Botafogo: Sidão, Emerson (Rodrigo Pimpão - 23'/2ºT), Renan Fonseca, Emerson Silva e Victor Luís; Bruno Silva e Dudu Cearense (Leandrinho - 39'/2ºT); Neilton, Camilo e Diogo Barbosa; Canales (Vinicius Tanque - 31'/2ºT) - Técnico: Jair Ventura.

Santos: Vanderlei, Victor Ferraz (Caju - 26'/2ºT), David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia e Renato; Jean Mota, Lucas Lima (Lucas Verissimo - 42'/2ºT) e Vitor Bueno (Yuri - 33'/2ºT); Ricardo Oliveira - Técnico: Dorival Júnior.