Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Bahia
escudo default
3
1
escudo default
Santos

De virada, Bahia impõe terceira derrota seguida ao Santos no BR

Peixe abriu o placar com Bruno Henrique, mas sofreu empate após cobrança de pênalti de Mendoza. Virada veio em outra falha, com gol contra de Alison

Tiago Caldas / Fotoarena
Escrito por

O Santos segue colecionando derrotas na reta final do Brasileirão. A equipe saiu na frente, mas sofreu a virada para o Bahia, perdeu por 3 a 1 e acumula três reveses seguidos na competição. Com isso, a equipe viu Grêmio e Palmeiras se distanciarem e garantirem com antecipação a vaga na fase de grupos da próxima Libertadores. O Peixe segue em quarto. 

Depois das cobranças de Elano e da torcida, Lucas Lima parece ter reagido e começou o jogo ligado. Logo no começo, achou Ricardo Oliveira na área. Depois, virou para Arthur Gomes iniciar a jogada do gol de Bruno Henrique, mas o problema do Santos era muito maior do que atuações discretas de seu camisa 10. Na vitória do Bahia, de virada, na Fonte Nova, foi a defesa do Peixe que precisou de um puxão de orelha.

Como de costume, o Santos recuou e tentou administrar o resultado após abrir o placar com Bruno Henrique  após bom cruzamento de David Braz. Curiosamente, os dois jogadores foram os 'reforços' da equipe depois de serem desfalques na derrota para a Chapecoense, na última segunda-feira. O Tricolor se impôs como mandante e logo deu trabalho para a defesa santista.

Zé Rafael, um dos nomes do jogo, tentou entrar na área de Vanderlei e sofreu pênalti cometido por Lucas Veríssimo. Mendoza pediu para bater e deixou tudo igual no placar. Fora dele, o Bahia bem ajustado por Carpegiani ainda tinha o controle.

Os problemas do Peixe eram os mesmos das últimas duas derrotas: passes sem velocidade e movimentação fácil de ser neutralizada. Se Lucas Lima recebia e levantava a cabeça, lá estava Renê Júnior e Juninho. Com Bruno Henrique, não era diferente. Quando acertava um drible, bola na área. Quando não, contra-ataque para o Bahia.

Foi em um dos contra-ataques que Zé Rafael lançou para Mendoza, livre na área. Mas o gol aconteceu antes do colombiano chegar nela. Alison, de carrinho, tentou tirar, mas mandou para o fundo das redes, contra.

O desespero do Peixe só aumentava. Elano lançou o garoto Yuri Alberto para se juntar a Oliveira dentro da área. Nada adiantou. Em confusão na área, Jean Mota derrubou Edigar Junio e o próprio fez o terceiro, de pênalti, no mesmo canto de Mendoza.

A vitória deixa o Tricolor de Aço em 9º, com 49 pontos e permite os baianos sonharem com a classificação para o G7.

Já o Alvinegro liga o sinal de alerta. Permanece em 4º e fica a um ponto do Cruzeiro e a cinco do Botafogo. Pesadelo alvinegro, sonho tricolor.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 3 X 1 SANTOS


Local: Arena Fonte Nova, Salvador (SP)
Data-Hora: 16/11/2017 - 21h
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-SC)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP)
Público/renda: 22.896 pagantes/R$ 478.586,00
Cartões amarelos: Éder, Tiago e Renê Júnior (BAH), Lucas Lima e Jean Mota (SAN)
Cartões vermelhos: -
Gols: Bruno Henrique (16'/1ºT) (0-1), Mendoza (22'/1ºT) (1-1), Alison (contra) (9'/2ºT) (2-1), Edigar Junio (33'/2ºT) (3-1)

BAHIA: Jean; Eduardo (Éder, aos 29'/2ºT), Tiago, Thiago Martins e Juninho Capixaba; Renê Júnior, Juninho (Edson, aos 16'/2ºT) e Allione (Régis, aos 21'/2ºT), Zé Rafael, Mendoza e Edigar Junio. Técnico: Paulo C. Carpegiani.

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz (Luiz Felipe, aos 44'/1ºT), e Jean Mota; Alison, Renato (Yuri Alberto, aos 29'/2ºT) e Lucas Lima; Arthur Gomes (Vladimir Hernández, aos 7'/2ºT), Bruno Henrique e Ricardo Oliveira . Técnico: Elano.