Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Selefogo e com direito a olé: os 50 anos de Brasil 4 x 1 Argentina

Em 7 de agosto de 1950, o Brasil entrava em campo representado basicamente pela geração multicampeã no Glorioso, e goleava a seleção alviceleste no Maracanã

Dos 11 jogadores que começaram a partida pelo Brasil, onze jogavam no Botafogo (Reprodução)
Escrito por

Neste dia 7 de agosto de 2018 comemoram-se exatos 50 anos de uma das mais históricas exibições de uma equipe de futebol no país. Há registros apenas em fotos e áudios, mas neste mesmo dia, em 1968, o Brasil vencia a Argentina por 4 a 1 com um time formado basicamente por atletas do Botafogo. Era a Selefogo eternizada.

No final dos anos 1960, uma geração com craques como Paulo César Cajú, Jairzinho, Carlos Roberto e Gerson conquistou títulos estaduais e da Taça Brasil vestindo preto e branco. Foram convocados apenas atletas que atuava no Rio.. Naquele 1968, o amistoso contra os vizinhos - com Zagallo, que também era treinador do Glorioso - na área técnica, ainda teve "olé".

Já quase no fim da partida, quando o placar marcava 3 a 1, cerca de 50 trocas de passes foram acompanhadas do coro da arquibancada até os pés de Jairzinho. O atacante do Glorioso selou o placar.

O Brasil entrou em campo, naquela ocasião, com Félix (Fluminense), Moreira (Botafogo), Brito (Vasco), Leônidas (Botafogo) e Waltencir (Botafogo); Carlos Roberto (Botafogo) e Gérson (Botafogo); Nado (Vasco), Roberto (Botafogo), Jairzinho (Botafogo) e Paulo César (Botafogo).