Muito em breve, o calendário, então tido como o vilão em General Severiano, pode virar mocinho. Após a partida contra o Macaé, nesta terçafeira, o elenco do Botafogo terá um período de nove dias sem compromissos oficiais (até a partida contra o Sampaio Corrêa, fora de casa), tempo mais que aguardado pelo técnico Ricardo Gomes, que aponta um time desgastado após a recente maratona de jogos na Série B do Brasileiro. Depois da vitória sobre o Boa Esporte, “amarrado”, “cansado” e “sem frescor físico” foram alguns dos adjetivos dados pelos jogadores e comissão técnica à equipe, panorama que o treinador pretende mudar com a “folga” que está por vir.
– Este tempo será importantíssimo. Estamos chegando ao final da temporada. É importante esse tempo de recuperação e treinamento. Você só joga e não treina. Dá certo duas vezes, na terceira começa a pagar. Estamos na sétima vez. Esse não é o nosso futebol – disse o treinador, que ainda fez criticas às datas em que os jogos são marcados:
– Ficou bem claro que não dá. Prejudica todo mundo. Esse calendário precisa ser repensado.
Estes dias, inclusive, será o maior tempo que Ricardo Gomes terá para trabalhar com o elenco. Desde a estreia no comando da equipe, contra o Luverdense, no começo do mês passado, que há jogos e viagens em sequência nas semanas do grupo alvinegro.
Recuperar alguns jogadores e poder fazer trabalhos específicos, com mais tempo, são algumas vantagens que o treinador vai encarar.
Criticado em alguns jogos, Ricardo Gomes espera que a calmaria no dia a dia faça o caminho do Botafogo na Série B ter passos ainda mais tranquilos.
PONTOS POSITIVOS
Desgaste
Ricardo Gomes lembrou a maratona de jogos, ressaltando as sete rodadas anteriores ao jogo contra o Boa Esporte. Neste período, nas partidas fora de casa, a equipe atuou em Alagoas, Bahia, Espírito Santo e em Minas Gerais.
Trabalho
Com o tempo sem jogos, o treinador alvinegro, que chegou com o campeonato já em andamento, poderá preparar melhor a equipe e trabalhar em cima de um time base, sem a correria do calendário com treinos pós e pré jogos, que prejudicam a organização
Recuperação
Além disso, alguns jogadores poderão ficar completamente recuperados, dando mais opção ao treinador para o restante do campeonato. Navarro, por exemplo, é um caso que exige mais cuidados da comissão técnica
Programação
O clube ainda não divulgou a programação para tal período, o que deverá acontecer depois do jogo contra o Macaé