Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Relembre atuações do Botafogo em torneios sul-americanos nos últimos 10 anos

Em 10 anos, o Alvinegro participou de sete competições internacionais. Galeria L! mostra campanhas épicas, como a conquista da vaga na Libertadores 2014, após 18 anos<br>

Reginaldo Pimenta / Raw Image
Escrito por

Na partida desta quarta-feira contra o Colo-Colo, pela estreia do Botafogo na Libertadores da América de 2017, o time alvinegro levou a melhor e venceu por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos. Com algumas dificuldades, o time bateu o clube chileno com o apoio da torcida, que fez grande festa, e vai à casa do adversário na próxima semana em jogo de volta do torneio buscando de um empate.

A estreia com vitória trouxe memórias sobre os torneios sul-americanos disputados pelo Botafogo nos últimos 10 anos. Desde 2007, o Alvinegro participou de 7 torneios, contando com a Libertadores deste ano.

Em 2007, o Botafogo disputou a Copa Sul-Americana, após ter ficado em 12º lugar no Campeonato Brasileiro de 2006. O time que começou o torneio vencendo o Corinthians na fase BR, totalizando um placar de 5 a 2, deixou a competição nas oitavas de final, quando foi batido pelo River Plate (ARG) com o placar final de 4 a 3.

2008 o Alvinegro voltou à Sul-Americana após terminar o Brasileirão de 2007 em 9º lugar. No torneio internacional, o Botafogo bateu o América de Cali (COL) nas oitavas (3 a 2) e chegou às quartas de final, mas deixou a competição após perder por 4 a 0 para o Estudiantes (ARG).

Em 2009, participou da Sul-americana. Venceu o Atlético-PR na primeira fase, por 3 a 2. Passou para as oitavas, batendo o Emelec também por 3 a 2. Mas foi eliminado nas quartas pelo Cerro Porteño, por 5 a 2. No mesmo ano, o Botafogo ficou em 15º no Campeonato Brasileiro, não conquistando vaga em torneios internacionais.

Já em 2010, o time carioca ficou em 6º lugar no Brasileirão e garantiu vaga para a Sul-Americana de 2011. O Botafogo estreiou na segunda fase com vitória de 3 a 1 em cima do Atlético-MG, chegando às oitavas de final. Mas perdeu para o Santa Fé (COL), por 5 a 2 e deixou o torneio.

Em 2011, o Alvinegro terminou o BR em 9º lugar, foi à Sul-Americana mais uma vez e acabou sendo eliminado pelo Palmeiras na segunda fase, antes de chegas às oitavas de final. Na partida de volta, o Botafogo venceu por 3 a 1, no Nilton Santos, mas o Palmeiras garantiu a vaga por ter vencido por 2 a 0 o primeiro jogo, também na casa do Botafogo. Gol marcado fora de casa é o critério de desempate. Dessa forma, Palmeiras conquistou a vaga nas oitavas da sul-americana de 2012.

Em 2012, o Botafogo conseguiu terminar o campeonato brasileiro 7º lugar. Foi à Copa do Brasil em 2013 e acabou eliminado pelo Flamengo nas quartas de final, por 5 a 1. Os times eliminados da Copa do Brasil só conseguiriam entrar na sul-americana se fossem eliminados até as oitavas.

O Campeonato Brasileiro de 2013 foi um dos mais suados para o Botafogo. O time fez campanha digna de se tornar campeão, mas capengou no final e quase não garantiu a vaga para a Libertadores de 2014. Foi um ano de muita cobrança da torcida, que passou a levar aos jogos faixas com a mensagem 'Libertadores é obrigação'. Ao final, o Botafogo conseguiu ficar em 4º lugar no Brasileirão.

Após 18 anos sem participar de uma Libertadores, o Botafogo perdeu na estreia, por 1 a 0, para o Deportivo Quito (EQU). De volta ao Brasil, e com a mensagem de 'O gigante voltou' vinda da torcida, o time venceu por 4 a 0, com três gols de Wallyson e um de Henrique Almeida, eliminando o equatoriano. Aos trancos e barrancos, o Botafogo chegou até a 6ª rodada das disputas do grupo 2, mas deixou a competição após perder para o San Lorenzo (ARG) por 3 a 0.

Com a eliminação, as coisas ficaram ainda mais complicadas para o Botafogo. Em 2014, o clube ficou em 19º lugar no Campeonato Brasileiro e caiu para a segunda divisão. No ano seguinte, foi campeão da Série B e voltou mal para o torneio de equipes da elite do futebol brasileiro.

Tudo mudou! O Botafogo se recuperou de forma admirável após Jair Ventura assumir o comando do time. De maneira triunfal, o técnico conseguiu tirar o clube da lama do rebaixamento e conquistar a 5ª colocação, que rendeu vaga na Libertadores de 2017.

Ontem, em sua estreia pela competição, o Alvinegro foi recebido com estádio de cara nova e muita festa da torcida, garantindo vitória em cima do Colo-Colo (CHI) por 2 a 1. A partida não foi fácil, mas o time vai ao Chile na próxima quarta, lutar por um empate ou uma vitória para passar para a terceira fase.