Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Raio-X dos reforços de 2018: poucos protagonistas e Aguirre pedindo passagem

Botafogo contratou dez reforços para a temporada, até agora, sendo que o zagueiro Yago foi o último a estrear. LANCE! faz um balanço das caras novas

Jean + Luiz Fernando + Aguirre
Escrito por

Não é de hoje que a tecla "é necessário um elenco encorpado para o Campeonato Brasileiro" é batida. Campeão carioca, o Botafogo está ciente deste mote e, por isso, desde o início da gestão Nelson Mufarrej, dez reforços foram anunciados para 2018.

Os dez já estiveram em campo, sendo o último, o zagueiro Yago, só teve a sua oportunidade no domingo passado, contra o Vitória. Emprestado pelo Corinthians, o defensor de 25 foi muito bem e causou ótima impressão.

Motivado pela estreia de Yago, o LANCE! traçou um balanço da chegada das caras novas ao Glorioso, que ainda vê poucos atletas que recém-chegaram como protagonistas. Veja abaixo e deixe a sua opinião nos comentários.

YAGO (25 ANOS)

Yago - Zagueiro (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Jogos: 1 (90 minutos - 1 como titular)
Gols: -
Assistências: -


Seguro e muito elogiado na estreia, o já citado zagueiro chegou por empréstimo no início de março. Em 2017, vinha atuando na Ponte Preta, também cedido pelo Corinthians, porém uma lesão no joelho direito o prejudicou. Sem opção de compra ao fim deste ano, chegou com os salários divididos com o Timão.

MOISÉS (23 ANOS)

Moisés - Lateral-esquerdo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Jogos: 13 (1046 minutos - 12 como titular)
Gols: -
Assistências: -


Moisés foi apresentado no fim de fevereiro. É mais um emprestado pelo Corinthians. O lateral-esquerdo, diferente de Yago, ganhou a sua primeira chance de forma relâmpago, com apenas dois treinos. Iniciou a Era Valentim como titular e, rapidamente, conquistou o carinho do torcedor. Teve uma boa sequência no Carioca interrompida após lesão na final, contra o Vasco. No entanto, retornou ao time titular no último jogo, contra o Vitória, e deve voltar à boa forma aos poucos. O autor de "chapéus com responsabilidade" fica até o fim do ano.

MARCELO (23 ANOS)

Marcelo - Volante (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)

Jogos: 8 (570 minutos - 8 como titular)
Gols: -
Assistências: -


Mais marcador, Marcelo foi apresentado junto a Yago. O volante de 23 anos teve um início promissor no Vitória, clube que o revelou, e seguiu para o futebol de Israel. Por lá, passou com dificuldades de adaptação no Maccabi Tel Aviv e no Bnei Yehuda. Vinha sendo titular até sentir dores no jogo antes da estreia do Brasileiro, contra o Palmeiras. Desde então, já está à disposição, mas vê Matheus Fernandes e Rodrigo Lindoso, principalmente, serem regulares no setor. Está emprestado pelo Maccabi Tel Aviv até o fim do ano.

JEAN (23 ANOS)

Jean - Volante (Foto: Reprodução / Twitter BFR)

Jogos: 2 (15 minutos - 0 como titular)
Gols: -
Assistências: -


Até aqui, o volante é o que menos teve tempo em campo para mostrar serviço. Em 2017, Jean esteve emprestado pelo Corinthians ao Vasco, período no qual foi titular e terminou o Brasileirão como líder de desarmes. Após quatro meses com o futuro indefinido, o Timão o cedeu ao Botafogo, também até dezembro. Seu último jogo pelo Glorioso foi contra o Fluminense, quando entrou para segurar um resultado positivo. Come pelas beiradas no elenco de Valentim.

RENATINHO (26 ANOS)

Renatinho - Meia-atacante (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Jogos: 15 (795 minutos - 9 como titular)
Gols: 1
Assistências: 1


Chamado de R10 do Paraná, Renatinho chegou com moral ao Botafogo. Desembarcou no clube carioca logo no início do ano, por empréstimo junto ao Mirassol, cuja duração é até dezembro. Foi o artilheiro do Tricolor na última Série B, com nove gols, e demorou para ser titular no Alvinegro. Teve as primeiras chances com Felipe Conceição, mas apenas com Alberto Valentim se firmou titular. Ainda oscila, atualmente está com um desconforto muscular, mas é importante no setor de criação. Pesa ao seu favor o fato de seu primeiro - e único gol - ter surgido contra o Vasco, no primeiro jogo da final do Carioca.

JOÃO PEDRO (21 ANOS)

João Pedro - Meia-atacante (Foto: Vitor Silva/ SS Press / BFR)

Jogos: 2 (80 minutos - 1 como titular)
Gols: -
Assistências: -


João Pedro foi um dos fortes companheiros de Renatinho no Paraná, em 2017. O meia-atacante também se destacou no Paranaense pelo Atlético-PR no Estadual deste ano, mas, sem espaço com Fernando Diniz, foi cedido ao Botafogo, neste mês. Contra o Vitória, iniciou com a camisa 10, aberto pela esquerda, se movimentou, porém não foi efetivo. Veloz e bom finalizador, tem potencial para crescer.

LUIZ FERNANDO (21 ANOS)

Luiz Fernando - Atacante (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Jogos: 22 (1504 minutos - 17 como titular)
Gols: 2
Assistências: 1

Destaque do Atlético-GO no último Brasileiro, com nove gols, Luiz Fernando motivou o Botafogo a investir R$ 2,5 milhões para comprar 50% de seus direitos econômicos - ou seja, foi o maior investimento do clube neste ano. É outro que ainda oscila, mas tem sido titular com bastante frequência. Ficou marcado por ter feito o gol que eliminou o Flamengo do Carioca, nas semifinais, e ainda ter provocado o arquirrival. Passou por lesão no tornozelo e, aos poucos, está recuperando o ritmo de jogo.

LEANDRO CARVALHO (23 ANOS)

Leandro Carvalho - Atacante (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Jogos: 4 (206 minutos - 2 como titular)
Gols: -
Assistências: -


Emprestado pelo Paysandu, Leandro Carvalho auxiliou bem o Ceará na última Série B. Pelo Botafogo, cujo vínculo é até o fim do ano, vinha de boa sequência como titular quando teve que passar por uma cirurgia no joelho. Iniciou o processo de transição ao gramado na última segunda-feira e, possivelmente, ainda terá uma chance antes da parada para a Copa do Mundo.

KIEZA (31 ANOS)

Kieza - Atacante (Foto: Reprodução / Twitter BFR)

Jogos: 18 (917 minutos - 7 como titular)
Gols: 5
Assistências: -


Nome mais conhecido no cenário nacional, Kieza chegou com status de titular ao Botafogo, após poucos jogos no Vitória no início do ano. Assinou com os cariocas depois de novela e por dois anos. Se tornou titular com a chegada de Valentim, vinha de boa sequência, se lesionou, perdeu espaço para Brenner, mas retornou a estar entre os 11 justamente contra a ex-equipe, domingo último. E fez gol, acirrando a concorrência com o próprio Brenner, artilheiro do time na temporada, e com Aguirre - o próximo da lista.

AGUIRRE (23 ANOS)

Rodrigo Aguirre - Atacante (Foto: Delmiro Júnior/Photo Premium)

Jogos: 3 (82 minutos - 0 como titular)
Gols: -
Assistências: -


Não muito conhecido no Brasil, Rodrigo Aguirre se tornou o reforço mais badalado do ano, até pela vibração da diretoria quanto ao acerto de empréstimo com o uruguaio. Cedido pela Udinese até o meio do ano que vem, teve que passar um bom tempo afinando a parte física, uma vez que encarou uma delicada cirurgia no joelho em novembro passado. Muito por isso, está sendo acionado aos poucos por Valentim, que, ao que tudo indica, deve o escalar como titular muito em breve. Na última partida do Botafogo, entrou no intervalo e mudou o cenário positivamente.

CURIOSIDADES SOBRE OS REFORÇOS

Contratados:
2
Emprestados: 8
Média de idade dos reforços: 24 anos
Quem mais jogou: Luiz Fernando (1504 minutos)
Quem menos jogou: Jean (15 minutos)
Quem mais fez gols: Kieza (5 gols)