Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Professor transforma o Botafogo em tema de prova de matemática

No IFRJ Campus Paracambi, os alunos tiveram que se debruçar sobre a história e sobre os símbolos do Glorioso para obterem boa nota. Ao que parece, a homenagem funcionou

Reprodução
Escrito por

Imagine você: o aluno chega para fazer a prova de matemática e, em vez de somente números, observa o Botafogo, seus símbolos e sua história como pano de fundo das questões. Aconteceu no último sábado, no campus Paracambi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Na pequena cidade (50 mil habitantes) de Paracambi, na Região do Vale do Café, o professor Wesley Machado promoveu o clube de coração na atividade temática destinada à segunda série do Ensino Médio.

- A ideia era fazer uma prova temática porque eles (alunos) sentem muito a pressão das provas. A temática deixa as coisas mais leves, fluindo melhor. E não tinha opção melhor do que homenagear o Glorioso. A reação dos alunos foi melhor do que eu esperava. Os botafoguense se amarraram, os que torcem para outros times comentaram em tom de brincadeira, mas ficaram descontraídos. O feedback foi positivo - comemorou o professor ao LANCE!.

Na prova, era preciso formar diferentes anagramas com a palavra "Botafogo"; determinar a quantidade de formas de a Estrela Solitária ser desenhada; são lembrados os títulos de Nilton Santos pelo clube, o número de jogadores convocados para a Seleção Brasileira... e até a goleada sobre o Flamengo por 6 a 0, em 1972, foi exaltada. Tudo que divertiu a turma, mas com conteúdos importantes para a formação e para o vestibular.

- A análise combinatória é o estudo das possibilidades de formação de conjuntos finitos. Técnicas para contar o número de elementos sem ser um por um. Nesse assunto, a matemática permite qualquer contextualização. A matéria do jornal sobre a goleada não diz a ordem dos gols, então a gente pergunta quantas ordens possíveis - explicou.

Wesley também deixou registrada na prova uma foto com Jefferson, ídolo recém-aposentado dos gramados, tirada em 2010. E não chega a ser uma "loucura" pelo clube que torce, mas o professor pretende repetir a dose assim que possível.

- Fiz essa vez para ver o resultado, e realmente foi muito bom. Sempre que o conteúdo permitir eu vou fazer a prova temática. Pode ser sobre futebol, redes sociais. séries, cultura pop. Qualquer assunto relacionado à realidade dos alunos - completou.

Os estudantes que se preparem.