Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Presságio? No último confronto com uruguaios… deu taça para o Botafogo!

24 anos atrás, Glorioso encarava pela última vez um time do Uruguai. Na ocasião, venceu o Peñarol nos pênaltis e garantiu o título da Copa Conmebol. Presságio para quinta-feira?

Elenco do Botafogo de 1993 comemorando o título sobre o Peñarol, no Maraca (Foto: Cezar Loureiro/Agência O Globo)
Escrito por

Chilenos, paraguaios, argentinos, colombianos, equatorianos... na Libertadores, o Botafogo já bateu de frente contra diversos países da América do Sul. E nas oitavas de final o desafio será os uruguaios do Nacional, no Parque Central. E o último confronto com o país, em mata-mata, trás boas recordações para os botafoguenses: 24 anos atrás, o Glorioso vencia o Peñarol nos pênaltis - após um empate em 2 a 2 - e conquistava a Copa Conmebol de 1993, no Maracanã.

Naquela ocasião - que marcou o último título internacional alvinegro - a equipe era comandada por Carlos Alberto Torres, tendo como principal destaque o atacante Sinval, que foi o artilheiro do Botafogo na competição, com oito gols.

Na grande decisão, contra o Peñarol - último duelo do Glorioso contra clubes do Uruguai - a primeira partida terminou empatada em 1 a 1, no Centenário, em Montevidéu. No jogo da volta, disputado no Maracanã, as equipes ficaram no 2 a 2 no tempo normal, com Eliel e Sinval marcando os tentos do Botafogo. Na disputa de pênaltis, Suélio, Perivaldo e André converteram suas cobranças, enquanto William Bacana defendeu duas cobranças rivais e se tornou herói.

Se o último duelo Botafogo x Uruguai terminou em gritos de campeão, o atual momento vivida na temporada liga o sinal de alerta e reforça a importância do jogo contra o Nacional, nesta quinta-feira, no Parque Central. Todo cuidado é necessário diante do adversário uruguaio, que será estudado pelos alvinegros.

- A gente teve algumas informações rasas, mas nada muito certo. Nós devemos assistir amanhã (hoje). Para estar nesta fase (oitavas), não tem bobinho. Só ver quem ficou fora, o nível da competição que estamos - frisou o atacante Roger.

FICHA TÉCNICA
 
BOTAFOGO 2 (3) x 2 (1) PEÑAROL
Competição: Copa Conmebol
Data: 30/09/1993
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Renda: Cr$ 8.585.800,00 / Público: 45.000 (26.276 pagantes)
Árbitro: Francisco Lamolina
Assistentes: Aníbal Hay e Osvaldo Carlomagno

Gols:
Bengoechea, 34’, Eliel, 52’, Sinval, 72’ e Otero, 90’
Decisão por pênaltis: Botafogo 3 a 1. Marcaram Suélio, Perivaldo, André Santos (Botafogo) e Da Silva (Peñarol). Desperdiçaram Sinval (Botafogo), Ferreyra, Gutiérrez e De Los Santos (Peñarol).

BOTAFOGO: William Bacana, Perivaldo, André Santos, Cláudio Henrique e Clei (Eliomar); Nélson, Suélio e Eliel; Aléssio (Marcos Paulo), Sinval e Marcelo Costa. Técnico: Carlos Alberto Torres. 

PEÑAROL: Rabajda, Tais, Gutiérrez, De Los Santos e Da Silva; Baltierra, Perdomo (Ferreyra), Bengoechea (Rehermann) e Dorta; Otero e Rodríguez. Técnico: Gregorio Pérez.