Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ofensividade, confiança de Enderson e experiência: conheça Carlinhos, novo jogador do Botafogo

Lateral-esquerdo, vindo do Fortaleza até o fim da Série B do Brasileirão, chega bem ao ataque, tem dificuldade na bola aérea e foi bem com o técnico, mas já não está no auge

Carlinhos é reforço do Botafogo até o fim da Série B (Foto: Divulgação/Botafogo)
Escrito por

Enquanto está na busca do lateral-direito Rafael, o Botafogo anunciou um reforço justamente para o setor, mas no lado esquerdo: trata-se de Carlinhos, de 34 anos, que assinou por empréstimo até o fim da Série B do Brasileirão junto ao Fortaleza.

+ Pupilo de Sir Alex Ferguson, torcedor de berço e recusa ao Flamengo: quem é Rafael, alvo do Botafogo

Antes finalizada com a chegada de Jonathan Silva, a lateral-esquerda voltou a ser uma procura por parte do Botafogo após a lesão de Hugo, que deve ficar fora de toda a Série B por uma lesão na clavícula. O Alvinegro agiu rápido e buscou um nome de confiança de Enderson Moreira.

Os dois já trabalharam juntos no América-MG e no próprio Fortaleza, último clube do treinador. Um dos melhores momentos do lateral no Leão foi, justamente, sob o comando do atual técnico do Alvinegro. Sem espaço com Juan Pablo Vojvoda, a equipe cearense aceitou emprestá-lo.

O atleta é marcado justamente pela participação nas jogadas de ataque - algo que combina com o estilo do Botafogo de Enderson, que tem o lateral-esquerdo avançando -, mas, até pela idade avançada, já não vive os melhores momentos dentro de campo.

– Carlinhos é um lateral que teve bons momentos, mas nessa temporada acabou oscilando. Ele falha em alguns aspectos defensivos, é um jogador de baixa estatura, então na bola aérea e nos lançamentos acaba pecando. Já tem uma certa idade, então fica um pouco para trás no aspecto físico. Mas não é um jogador ruim, teve bons momentos no Fortaleza, sobretudo em 2019 com o Rogério Ceni. Foi bem utilizado, mas não tem jogado tanto com o Vojvoda. Tem boa capacidade de cruzamento quando chega à frente, mas peca nesse aspecto defensivo - explicou André Almeida, jornalista do "Diário do Nordeste", ao LANCE!.

+ Com Luiz Henrique e Carlinhos, Enderson aposta em rostos conhecidos para reforçar o Botafogo

Talvez a intensidade colocada pelo treinador argentino, que pede para os alas cobrirem os espaços nas laterais do campo a todo o instante, tenha sido uma das principais justificativas para a queda de rendimento de Carlinhos no Leão. Na temporada 2021, tem apenas 18 jogos. Com Enderson, porém, sempre foi um jogador de confiança.

– Ele chegou no Fortaleza em 2019, o treinador já era o Rogério Ceni, muito pela questão da experiência. Muitas vezes era titular, era um cara que o Rogério gostava muito. O Enderson também gostava muito dele, já tinha trabalhado com ele no América-MG, tem a confiança dele. Com Vojvoda ele perdeu espaço porque não encaixou no modelo de jogo - afirmou Afonso Ribeiro, setorista do Fortaleza no "Jornal O Povo".

Com 1,67m de altura, a baixa estatura acaba atrapalhando nas bolas cobertas. A experiência e confiança de ter trabalhado com Enderson Moreira em dois ambientes diferentes são os pontos positivos que envolvem o lateral.

+ Veja a tabela da Série B

– Ele tem a capacidade, dependendo de como seja o modelo da equipe, apoiar na construção pelo lado esquerdo, é um dos pontos principais dele. Mas tem a questão de que acabava falhando no aspecto defensivo. Ele tem experiência na Série B, então acho que para o Botafogo pode agregar sim - completou André.

No último Brasileirão, Carlinhos, em 27 jogos disputados - 19 como titular - teve 23.7 passes certos por jogo (80% de acerto), 24% de aproveitamento nos cruzamentos, 1 interceptação, 1 desarme e 1.7 cortes dados por partida. Os dados são do "SofaScore".