Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

NBB: Bota fecha turno com pivô em alta e otimismo para a Copa Super 8

Ralfi Ansaloni e o técnico Léo Figueiró receberam o LANCE! após o treino da última quarta, o último preparativo para o duelo caseiro diante do Pinheiros

Ex-Minas e Pinheiros, Ansaloni chegou ao Botafogo no início desta temporada (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)
Escrito por

Depois de vencer o clássico contra o Vasco, no dia 1º deste mês, o Botafogo se garantiu entre os oito primeiros colocados do NBB 11 neste primeiro turno. O feito faz com que o time de Léo Figueiró assegure uma vaga na Copa Super 8, um torneio que é novidade no basquete brasileiro e que reunirá justamente os oito melhores do turno inicial e dará vaga à Liga das Américas de 2020. 

Antes, no entanto, o Botafogo terá a missão de enfrentar o Pinheiros, nesta quinta-feira, em General Severiano, e tentar encerrar a primeira parte do NBB ainda melhor, com um saldo positivo de vitórias - soma seis triunfos e seis derrotas. O LANCE! ouviu dois dos pilares da boa temporada 2018/19: o pivô Ralfi Ansaloni e o treinador Léo Figueiró. 

O experiente Ansaloni não escondeu: aos 30 anos, afirmou estar em sua melhor temporada na carreira. Além disso, ganhou motivação extra pois vai enfrentar o Pinheiros pela primeira vez desde a sua saída de lá, onde atuou na temporada passada. 

- Tem uma brincadeira ou outra com eles (do Pinheiros), nada diferente. Mas amanhã (quinta) será um jogo importantíssimo, o último do primeiro turno. Precisamos vencer para chegar bem na Copa Super 8 - disse Ansaloni, que também analisou os motivos para a sua ótima fase:

- Venho mudando o meu estilo de jogo há pouco tempo. Os técnicos vêm me dando confiança, até para eu arremessar de três. Já joguei com o Arthur no Pinheiros e, por isso, temos um entrosamento, comunicação visual, e tudo isso facilita dentro do garrafão - completou, quando questionado sobre a parceria de sucesso com o ala-pivô Arthur.

Ansaloni está com média de 14.5 pontos e 7.6 rebotes no NBB 11





COPA SUPER 8

A Copa Super 8, cabe destacar, reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB e será realizada em duas janelas: a primeira entre os dias 20 e 22 de dezembro, e a segunda entre 26 a 29 do mesmo mês. As partidas serão sediadas na casa das equipes de melhor campanha (leia mais aqui). O Botafogo, atualmente, está na 7ª colocação e enfrentaria o 2º colocado, que, hoje, seria o próprio Pinheiros como rival.

PROJEÇÕES E OTIMISMO

Ao receber a nossa reportagem, Figueiró fez questão de salientar que a sua equipe ainda precisa evoluir para alçar voos maiores e que potencial e competitividade não faltam, embora as lesões do armador Coelho e do pivô Murilo tenham vindo para prejudicar os planos alvinegros. 

- A minha vinda para cá foi recheada de expectativas, mas ainda estamos num processo. A proposta era de mudanças, porém creio que o time ainda não rende o que pode render. Tem muito a melhorar. Tivemos duas baixas, Coelho e o Murilo, e tivemos que nos adaptar a uma nova realidade sem eles. A campanha não é tão regular como imaginávamos, mas faz parte. O NBB é muito equilibrado, esse ano ainda mais, e estamos nos mantendo em uma posição que podemos estar. Até poderia ser melhor, mas longe de reclamar. A expectativa é de melhorar para o segundo turno - analisou o treinador. 

Léo Figueiró durante partida (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)

Sobre Léo Figueiró, Ansaloni também disse que o treinador teve total influência na sua chegada ao Botafogo. Ele finalizou a conversa jogando a bola para cima.

- Tem sido a minha melhor temporada na carreira. Sobre o Botafogo, posso dizer que fizemos um bom Estadual (o Botafogo foi vice-campeão, perdendo a decisão para o Flamengo) e ganhamos entrosamento e confiança. Temos uma equipe muito boa e em evolução. Só temos a crescer. 

O último antes da Super Copa 8, o jogo do time de Figueiró e Pinheiros será realizado às 20h45 (de Brasília), no ginásio Oscar Zelaya, na sede alvinegra, pela derradeira rodada do primeiro turno do NBB.