Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Helerson pode repetir outro jovem zagueiro e se firmar no Botafogo

Defensor de 21 anos atravessa uma trajetória similar a de Emerson Santos, com a possibilidade de brilhar em um ano após poucas oportunidades na temporada anterior 

(Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Escrito por

O Campeonato Carioca está perto de seu início e, para buscar o bicampeonato, o Botafogo contará com uma equipe rejuvenescida em relação à do ano passado. E uma prata da casa que pede passagem e deve ganhar espaço é Helerson, que repetirá a recente trajetória de outro jovem zagueiro no clube.

A situação de Helerson faz o botafoguense recordar o início de Emerson Santos com a camisa da Estrela Solitária. Isso porque, no início da temporada 2016, Emerson iniciou como titular e, com o respaldo de Ricardo Gomes, evoluiu no setor e canalizou o seu potencial ao longo todo aquele ano. 

À época, Ricardo Gomes foi questionado a respeito de Emerson Santos, só utilizado em quatro jogos na temporada anterior. O treinador sinalizou que o desempenho dele nos treinos já chamava a sua atenção, mas que, dado o contexto de pressão na Série B, optou por preservá-lo em um primeiro instante.

Em 2017, um imbróglio por renovação tirou Emerson de vários jogos do Botafogo e o fez ir para o Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Hoje, o cenário ao redor de Helerson é bem parecido. Isso porque, ainda em dezembro de 2018, em entrevista exclusiva ao LANCE!, Zé Ricardo enalteceu o potencial zagueiro de 21 anos, por vontade própria: "É muito confiável".

Há ainda outras coincidências quanto aos dois zagueiros. Em ambos os casos, o Botafogo viu titulares incontestáveis deixarem o clube e abrirem brecha - Roger Carvalho, anteriormente, e, agora, Igor Rabello. Além disso, os dois defensores atuam pelo lado esquerdo da zaga (Emerson está atualmente no Internacional).

- Fui titular no jogo-treino de domingo, contra o Madureira. Tenho a possibilidade de jogar e estrear no primeiro jogo do Carioca, no domingo. Há muito tempo estou esperando esta oportunidade - comentou Helerson, em entrevista coletiva concedida na última terça, após um treino no Nilton Santos.

Helerson ainda não fez a sua estreia entre os profissionais

Zé optou por Carli e Helerson entre os titulares diante do Madureira, deixando Gabriel, reforço para 2019, como opção no banco. Marcelo Benevenuto é outro jovem que corre por fora, em concorrência que, por ora, aparece Helerson no pelotão da frente. A aguardar se ele, nos profissionais desde o início de 2018, enfim terá oportunidades para repetir as boas atuações de Emerson.

BATE-BOLA COM HELERSON

Como estão os treinos nesta pré-temporada?
​Os treinos estão sendo bem interessantes. Com a brecha agora pretendo ter meu espaço no clube e ajudar o Botafogo o máximo possível.

Quais as suas características? O Zé Ricardo tem conversado com você?
Tenho essa facilidade de jogar como canhoto. Posso somar. O que o professor decidir está valendo. Ainda não conversei em particular com o Zé Ricardo. Mas gosto muito dos trabalhos, a dinâmica colocada no profissional é a mesma que eu tinha na base.

Ainda está tímido para entrevistas?
Neste primeiro momento está sendo mais difícil dar entrevista. É mais fácil jogar (risos).