Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Botafogo garante: Sequência ruim da reta final de 2016 não se repetirá

Há um ano, o Alvinegro estava próximo da Liberta, mas tropeçou em cinco jogos seguidos. A regra agora é estar mais atento e não levar a decisão para a última rodada

O zagueiro Joel Carli quer que o Botafogo faça diferente nesta reta final de 2017 (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Escrito por

A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro do Campeonato Brasileiro de 2016 foi significativa para o Botafogo. A vitória de 1 a 0 sobre o Santa Cruz, fora de casa, com gol de Rodrigo Pimpão, foi a última de uma série de cinco vitórias seguidas na competição. O Alvinegro pulou para 53 pontos e viu a vaga na Libertadores deste ano se aproximar. Faltava pouco. Faltava, mas o Glorioso conheceu uma nova sequência de cinco jogos - esta ingrata. O time comandado por Jair Ventura empatou com Coritiba, Fla e Ponte e perdeu para a Chape e o Palmeiras. Na última rodada, vaga incerta, mas grande vitória sobre o Grêmio, fora de casa.

Pouco mais de um ano se passou desde aquela vitória e agora o Glorioso se vê em situação parecida: o jogo da 32ª é no próximo sábado, contra o Fluminense, às 19h, no Nilton Santos, e o Botafogo também está perto da vaga. São 48 pontos, mas (pelo menos até agora) uma vaga a mais para a competição continental. O que aconteceu em 2016 e o que fazer para evitar nova derrocada - que caso se repita pode ser irreversível, ao contrário do que aconteceu ano passado? O zagueiro e capitão Carli, que estava no time na temporada anterior, explica:

- Nestas últimas rodadas do Campeonato, os times que estão brigando por alguma coisa fazem esforço porque a briga é muito difícil seja contra queda ou por vaga na Libertadores. Hoje o futebol está muito equilibrado. É preciso ter foco, concentração. A última parte do Campeonato é a mais difícil. Estamos confiantes de que vamos conseguir. - analisou o xerife alvinegro.

Depois do Fluminense, o Botafogo visitará o Sport, recebe o Atlético-PR e Atlético-GO, encara o São Paulo no Pacaembu, o Palmeiras na capital paulista e encerra o returno contra o Cruzeiro, no Nilton Santos. O time pode, no máximo, fazer 69 pontos, e até sonhar com o título. O que acontecerá só o tempo irá responder, mas uma coisa é certa: o Alvinegro não pode vacilar como em 2016.

Outro remanescente daquele time do ano passado, o volante Rodrigo Lindoso também comentou sobre o assunto e destacou que vê o Brasileirão, um torneio longo, com diferentes caras ao longo dela. Para se dar bem no fim, o Botafogo, crê, tem que estar atento aos detalhes:

- Penso no Brasileiro como uma competição de dois momentos bem distintos. No início, os times estão se reforçando e fica um jogo mais aberto. Nós mesmos vivemos jogos assim. Contra o Vitória, por exemplo, que deixamos empatar, e contra o Santos, que marcou no último minuto. Agora, o Campeonato afunila e as partidas são definidas em detalhes. Detalhes vão definir a Libertadores e quem cai. Temos que fazer de diferente e ficar atento - opinou.

A reta final do Campeonato Brasileiro de 2016:
38ª rodada: Grêmio 0 x 1 Botafogo
37ª rodada: Botafogo 1 x 1 Ponte Preta
36ª rodada: Palmeiras 1 x 0 Botafogo
35ª rodada: Botafogo 0 x 2 Chapecoense
34ª rodada: Flamengo 0 x 0 Botafogo
33ª rodada: Botafogo 0 x 0 Coritiba
32ª rodada: Santa Cruz 0 x 1 Botafogo


A reta final do Campeonato Brasileiro de 2017:
32ª rodada: Botafogo x Fluminense
33ª rodada: Sport x Botafogo
34° rodada: Botafogo x Atlético-PR
35ª rodada: Botafogo x Atlético-GO
36ª rodada: São Paulo x Botafogo
37ª rodada: Palmeiras x Botafogo
38ª rodada: Botafogo x Cruzeiro