Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fator Arena e sair sem sofrer gols: a estratégia do Botafogo nesta quinta

Para conseguir um bom resultado contra o Cruzeiro e encaminhar a classificação na Copa do Brasil, Jair Ventura busca minimizar erros e manter o esquema.<b>&nbsp;O L!</b> avalia suas medidas

Última partida de Copa do Brasil na Arena terminou 1 a 0 para o Glorioso (Foto:Paulo Sergio/LANCE!Press)
Escrito por

Força máxima ou poupar para o Brasileiro? Ser mais ousado ou mais comedido dentro do seu plano de jogo? Para poder ir bem no primeiro jogo das oitavas de final, contra o Cruzeiro, e dar um passo importante na Copa do Brasil, o Botafogo tem algumas estratégias. E elas serão seguidas à risca na partida. O LANCE! enumera algumas possibilidades adotadas por Jair Ventura para poder sair em vantagem e conseguir ir jogar mais tranquilo em Belo Horizonte:

1. Risco zero. Bola parada calibrada e sem sofrer gols
​Na Copa do Brasil, é de conhecimento de todos a importância de fazer um bom resultado e não sofrer gols como mandante. No Botafogo, não é diferente. Até por isso, nas duas últimas fases da atual edição, o Alvinegro se classificou vencendo por 1 a 0 a partida de mandante. Para segurar o Cruzeiro de Ábila e Sóbis, Jair Ventura fechou a última atividade e treinou exaustivamente as bolas paradas, tentando evitar de não acontecer o mesmo de contra o Atlético-PR.

2. Atacar com cautela e sem abrir mão do esquema de jogo
Tirando uma eventualidade, dificilmente o Botafogo vai buscar uma goleada impetuosa em cima do rival mineiro. Se sair na frente, a tendência é de que a equipe se feche e explore os contra-ataques. A questão não é ser econômico, mas sim evitar dar espaços para um time forte no ataque como o Cruzeiro.

3. Os três volantes serão o pulmão do meio-campo
​Jair deve continuar com Airton, Lindoso e Bruno Silva na trinca de volantes que ocupam a faixa central do campo. Com o Cruzeiro jogando com dois pontas abertos, como Arrascaeta e Sóbis, ele exigirá muito da parte física dos dois pontas do losango do meio: Bruno pela direita e Lindoso pelo lado esquerdo.

4. Fator casa e aproveitamento na Arena
O botafoguense, como bom supersticioso, já se apegou a Arena da Ilha do Governador, onde está invicto. Até por essa animação da torcida, o time espera uma presença grande e que dê muito apoio a equipe no jogo de logo mais. O goleiro Sidão chegou a dizer que o adversário acaba sentindo a pressão.

5. Camilo com maior desenvoltura
Com um edema no ombro, Camilo vinha jogando as últimas partidas sem estar 100% em campo. Na coletiva da última terça-feira, ele tratou de esclarecer: agora se sente recuperado e espera voltar ao nível de exibição das partidas iniciais pelo clube. Em 12 partidas, são quatro gols e quatro assistências.