Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Má fase de uns, desatenção de outros: o que o Bota precisa melhorar pela vaga na Copa Libertadores

Uma vitória em cinco jogos, jejum de gols de atacantes concorrentes e falta de criação são barreiras que o Glorioso precisa ultrapassar para não colocar a Libertadores a perigo

Glorioso tenta levantar para se reabilitar rapidamente no Campeonato Brasileiro (Eduardo Valente)
Escrito por

A derrota para o Fluminense, no último sábado, foi um balde d'água fria na expectativa do torcedor do Botafogo. Aqueles que esperavam uma aproximação do Glorioso ao G4 viram a repetição de alguns filmes. Esses roteiros precisam ser alterados a partir de quarta-feira, contra o Sport, sob pena de a vaga na Copa Libertadores do ano que vem começar a ficar a perigo.

O primeiro problema que o time precisa superar é simples: gerar mais chances. Sem gol contra o Atlético-MG e com apenas 20 minutos de criatividade contra o Fluminense, a equipe vai ter de fazer mais em Recife (PE). Para tanto, terá o retorno de João Paulo, que se não é um "camisa 10", é importante na mecânica do meio-campo alvinegro.

Outro desafio de Jair Ventura é tático: lidar com as fases pouco artilheiras dos atacantes Rodrigo Pimpão e Guilherme. O primeiro, habitualmente titular, deu mais uma assistência (a 12ª no ano), mas não vive bom momento técnico e não faz um gol desde 10 de agosto. O reserva dele perdeu boa chance contra o Galo, e não marca desde 24 de setembro.

Nos jogos em casa, o controle do placar se tornou um problema. Além do revés para o Fluminense, neste mesmo Brasileiro o Glorioso esteve à frente no marcador contra Palmeiras e Vitória, quando também perdeu.

A fase da equipe como um todo não é das melhores. Até Gatito Fernández, que vive excelente ano, tomou um gol do Fluminense no qual a bola foi chutada próxima à trave e, que ele também estava. A vitória sobre o Corinthians, três rodadas atrás, foi a única nos últimos cinco jogos. São cinco pontos dos últimos 15. Obviamente, para garantir a Libertadores, é preciso fazer mais.