Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Está chegando a hora: entenda o sistema eleitoral do Botafogo

Votação para o Conselho Deliberativo e para o próximo presidente terá urna eletrônica pela primeira vez. Marcelo Guimarães e Nelson Mufarrej são os dois candidatos da vez

Sede de General Severiano receberá o pleito do Glorioso no próximo sábado (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
Escrito por

No próximo sábado, dia 25 deste mês de novembro, os sócios do Botafogo elegerão o presidente que vai administrar o clube no próximo triênio. Nelson Mufarrej, da situação, "Chapa Ouro", número 21, terá Marcelo Guimarães, da "Chapa Preta e Branca", do grupo de oposição de número 18. O LANCE! já publicou, na última semana, entrevista com ambos, e destrincha abaixo como será o dia da eleição.

A votação será feita das 9 horas às 21 horas, no ginásio Oscar Zelaya, na sede de General Severiano. Como primeira vez a eleição do Glorioso será por meio de urna eletrônica e não com cédulas de papel. Assim, a expectativa é de que apuração ocorra em poucos minutos.

- Haverá curso para membros da junta eleitoral. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) vai nos emprestar dez urnas, mas, em princípio vamos utilizar duas - explica, ao LANCE!, o presidente do Conselho Deliberativo e da Junta Eleitoral do clube, Jorge Aurélio Domingues.

A votação é para presidente do clube e, consequentemente, para o Conselho Deliberativo. A chapa vencedora coloca 140 membros, e a segunda colocada, se obtiver 20% dos votos, terá direito a outros 14. Estão aptos a votar 1996 pessoas, mas pouco mais da metade deve comparecer, como historicamente ocorre nos pleitos alvinegros.

A posse da nova diretoria será no primeiro dia útil de janeiro. Diferentemente da última eleição, quando os conturbados momentos do clube resultaram em posse imediada. Por conta da eleição, o restaurante da sede do clube não poderá vender bebidas alcoólicas enquanto houver votação.