Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Enderson deixa o Botafogo com o melhor aproveitamento de um treinador do clube no Século XXI

Técnico demitido nesta sexta-feira por decisão de John Textor supera Renê Simões e sai com 73% de sucesso nas partidas; Luís Castro é o favorito para assumir o cargo

Enderson foi campeão da Série B pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

Enderson Moreira deixa o Botafogo com um feito praticamente inédito no futebol brasileiro. É um treinador demitido que arranca mais elogios e sentido de 'gratidão' do que críticas por parte da torcida - bem diferente do cenário que ele encontrou quando chegou. Não é por menos: é o treinador com o melhor aproveitamento pelo Glorioso no Século XXI.

+ Alvo do Botafogo, Luís Castro foi o 'verdadeiro pensador' da revolução do Porto nas categorias de base

O técnico deixa o clube com 20 vitórias, sete empates e quatro derrotas em 31 jogos disputados, representando 73% de aproveitamento. O número também representa a melhor marca pessoal na carreira do profissional.

Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW

O treinador foi demitido no começo da tarde desta sexta-feira por decisão de John Textor, que entendia que ele não era o nome ideal para guiar o Botafogo no processo de reconstrução na elite do futebol brasileiro. O clube já anunciou a saída dele.

Campeão da Série B do Brasileirão no ano passado, Enderson assumiu o time na 14ª colocação e levantou o troféu com a equipe. Mesmo sem colocar um futebol de encher os olhos, entregou resultados. Não à toa, superou Renê Simões como o melhor aproveitamento do Glorioso no século.

O português Luís Castro, atualmente no Al Duhail, do Qatar, é o favorito do empresário norte-americano para assumir o cargo. As primeiras conversas já foram iniciadas com o profissional.

MELHORES APROVEITAMENTOS DO BOTAFOGO NO SÉCULO XXI

Enderson Moreira (2021/2022) - 73%
Renê Simões (2015) - 66,7%
​Joel Santana (2010) - 64%
Cuca (2007) - 59,9%
Ricardo Gomes (2015/2016) - 59%