Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeão da Série B, Botafogo projeta voos mais altos no próximo ano

Em ano de reconstrução, Alvinegro tem River e Corinthians como inspiração para 2016

Botafogo levantou a taça da Série B (Foto: Adalberto Marques/AGIF)
Escrito por

Para o Botafogo, 2015 foi o ano da reconstrução. Passando por grave crise financeira e com um elenco enxuto, o cenário era preocupante para o início do ano e até mesmo para a disputa da Série B do Brasileiro. Mas as diversas mudanças no clube fizeram bem ao Glorioso, que conquistou a Taça Guanabara, foi bem no Carioca (vice) e fechou a temporada faturando a ‘Segundona’ com antecedência.

A reestruturação foi geral. Mudança na política salarial, maior contenção de gastos e valorização das divisões de base. Até o estádio mudou de nome, passando a ser chamado de Nilton Santos.

Agora, o Alvinegro almeja títulos maiores nos próximos anos. Com uma previsão de melhora financeira, o clube pode se dar ao luxo de gastar mais e, consequentemente, sonhar. E o Glorioso tem onde se espelhar.

No país, o exemplo é o Corinthians, que foi rebaixado em 2007, passou por uma reestruturação que culminou no time ganhando tudo, encerrando o ciclo com o Mundial, em 2012. Na América do Sul, o River Plate pode ser espelho para o Alvinegro. Após ser rebaixado no campeonato do país, os argentinos deram a volta por cima faturando Libertadores da América e Copa Sul-Americana.

Com um maior alívio financeiro, o Botafogo pretende se reforçar para as competições de 2016. O presidente Carlos Eduardo Pereira mantem uma política de pés no chão, destacando que o foco é se estabilizar na Série A para não brigar contra o rebaixamento após subir. Como exemplos disso, temos o Palmeiras (2014) e Vasco (2015).

O Botafogo conseguiu cumprir as expectativas de sua torcida e terminou o ano com dois canecos. Agora, a hora é do Alvinegro vislumbrar voos mais altos.