Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CT, captação de jogadores e qualidade: os planos a curto/médio prazo de John Textor no Botafogo

Americano assinou contrato vinculante para adquirir 90% da SAF do Botafogo e vai comandar o futebol do Alvinegro; investimento mínimo é de R$ 400 milhões

John Textor no estádio do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

Uma nova era está perto de ser iniciada no Botafogo. John Textor assinou o contrato vinculante para comprar 90% da SAF do clube na noite deste domingo. Assim, o departamento de futebol do Glorioso está prestes a passar por uma mudança e ser comandado pelo americano.

John Textor, que também possui ações no Crystal Palace-ING, é um entusiasta da modernização e tem como política a captação de jovens jogadores, algo que ele entende como fundamental para o futuro de um clube. Desde que ele chegou aos Eagles, inclusive, foi isso que ele adotou na janela de transferências.

No Botafogo não deve ser diferente. O scouting e a área de análise de desempenho devem ser dois dos setores mais reforçados por John Textor a curto prazo. São as áreas responsáveis pela captação de jogadores no mercado. Atualmente, este é um dos departamentos mais defasados no que diz respeito à relação trabalho/quantidade de funcionários no Alvinegro.

+ Encontro 'cara a cara' com John Textor foi fundamental para negociações da SAF do Botafogo

'Descobrir' jogadores antes deles estourarem é o plano ideal para qualquer equipe no mundo. Inclusive para o Botafogo de John Textor. O americano quer reforçar essa área com mais profissionais e muito disso também passa pela estrutura do Espaço Lonier, o CT.

O local, que foi adquirido e tem as obras tocadas pelos Irmãos Moreira Salles, é de interesse total do americano. Hoje, o CT tem três campos prontos, mas ainda não tem as estruturas fora do campo finalizadas. A ideia de Textor é que o centro não seja um lugar apenas para treinos, mas para os jogadores, membros da comissão e até a diretoria possam ficar.

Construção de salas, escritórios, academia, centro médico e espaço para os jogadores se reunirem estão na 'pauta' de Textor. O CT do Crystal Palace, em Beckenham, é uma das inspirações. No caso dos Eagles, eles possuem um local exclusivo para a base e outro para o time principal.

Textor preza pela qualidade dentro e fora de campo. Haverá um investimento de R$ 50 milhões cinco dias depois da Assembleia Geral, que acontecerá nesta sexta-feira. Este dinheiro servirá para o Botafogo 'arrumar a casa' para 2022 e tentar passar a temporada sem sustos no que diz respeito à briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.