Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com ‘bicho’ aumentado contra o Fla, ídolo do Botafogo lembra do sucesso nos anos 60

Carlos Roberto conta alegria de Manga por conta de premiação "gorda" contra o rival e destaca frase muito utilizada pelo ex-goleiro. Diretoria aumenta incentivo para o clássico

Torcida alvinegra provocando o rival em jogo no Maracanã com a frase do ex-goleiro Manga (Foto: Reprodução)
Escrito por

"Contra o Flamengo, o bicho é certo." Se a frase eternizada por Manga, ex-goleiro alvinegro na década de 60, se confirmar neste próximo final de semana, os jogadores do elenco atual do Botafogo terão o que comemorar. No clássico deste sábado, no Maracanã, contra o arquirrival rubro-negro, os botafoguenses contarão com um estímulo a mais: um aumento na premiação do "bicho" pela vitória no clássico e consolidação dentro da zona de Copa Libertadores.

O tradicional "bicho", recompensa dada em dinheiro por vitórias no futebol, tem se tornou constante na evolução alvinegra no Brasileirão. A quantia à parte oferecida pela diretoria começou na época que o time brigava contra o rebaixamento, e, conforme a evolução na tabela, foi crescendo, chegando aos R$ 150 mil recentemente. No sábado, esse valor será ainda maior, conforme revelou o presidente Carlos Eduardo Pereira, em entrevista à Rádio Brasil.

O rival é o mesmo que ficou marcado pela célebre frase do ídolo Manga na década de 60. Contra o Flamengo, o arqueiro costumava dizer que o "bicho" já era uma certeza, por conta do histórico positivo do Glorioso contra o rival nos confrontos diretos naquele tempo, em um time que contava com nomes como Garrincha, Nilton Santos e Jairzinho. Um outro nome era Carlos Roberto, então volante e que depois chegou a ser campeão carioca como técnico, em 2006. 

- Na verdade, na semana contra o Flamengo, o Manga já avisava: o bicho dele é certo. Quando terminava o jogo anterior, e a partida seguinte seria contra o Flamengo, ele já avisava no vestiário. E isso passava muita confiança para todo o time. Foi uma época em que o Botafogo levava uma vantagem grande sobre o Flamengo. Mas sempre jogos duros. E o bicho era um incentivo a mais - disse Carlos Roberto, campeão como jogador e técnico com a camisa do Botafogo.

Se o bicho será certo ou não, o final do jogo no Maracanã dirá. Mas, se Manga ainda estivesse jogando, certamente abriria um sorriso mediante ao aumento da premiação contra o grande rival. Fica a expectativa  para o grande clássico.