Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeão em 1995, Botafogo não perdeu clássicos naquele Brasileiro

Sob a liderança de Túlio Maravilha, Alvinegro pode ter derrotado o Santos na final daquele Brasileirão, mas não deixou barato para Flamengo, Fluminense e Vasco

Equipe do Botafogo comemora título em 1995 (Foto: Site Oficial Botafogo)
Escrito por

A estrela brilhou no lugar mais alto do pódio. O Botafogo foi campeão brasileiro em 1995 batendo o Santos - após vencer por 2 a 1 no Rio de Janeiro e um empate de 1 a 1 na Baixada Santista - e levantou o caneco nacional pela segunda vez em sua história. A campanha, que ficou marcada pelos gols de Túlio Maravilha, teve um ponto interessante.

O Botafogo não perdeu nenhum clássico naquela campanha. À época, a fórmula de disputa foi com os 24 times se enfrentando em turno único. A primeira etapa, equivalente as onze primeiras rodadas, seriam com jogos de equipes dentro das próprias chaves. A fase seguinte - as 12 rodadas seguintes - cruzaria cada chave.

O Botafogo foi o primeiro colocado do Grupo A na segunda fase, com 27 pontos conquistados após 12 partidas. Na primeira metade do torneio, o Alvinegro terminara em quinto, com 18 pontos.

Na ocasião, a equipe comandada por Paulo Autuori só enfrentou os rivais nas duas primeiras fases da competição. Duas vitórias - contra Flamengo e Vasco - e um empate, diante do Fluminense, semifinalista do torneio. Tal invencibilidade nos confrontos estaduais, por exemplo, jamais aconteceu nos Campeonatos Brasileiros por pontos corridos.

O triunfo contra o Vasco, vale ressaltar, foi fundamental para a classificação do Botafogo às semifinais. Já na reta final da segunda etapa, o Alvinegro disputava a primeira colocação com Corinthians, Juventude e Palmeiras. O resultado positivo fez a equipe de Autuori ficar na liderença isolada da chave.

BOTAFOGO EM CLÁSSICOS - 1995:
Botafogo 3 x 1 Flamengo (Gols de Túlio, Donizete e Marcelo Alves)
​Botafogo 2 x 0 Vasco (Gols de Túlio e Donizete)
Botafogo 1 x 1 Fluminense (Gol de Moisés)

Equipe do Botafogo que jogou a final: Wagner; Wilson Goiano, Gottardo, Gonçalves, André Silva; Leandro, Jamir, Beto, Sérgio Manoel; Donizete, Túlio.