Antes de Jefferson voltar ao Botafogo, em 2009, o último goleiro em que o torcedor do Botafogo confiou foi... O próprio Jefferson, já que ele esteve no Alvinegro entre 2003 e 2005. O período sem o jogador, somado às importantes defesas nestas duas passagens, fizeram dele um ídolo. Status incontestável e de importância óbvia, visto quem são os outros que podem se considerar assim no Glorioso. Só em número de jogos, os primeiros da lista são Nilton Santos, com 723; Garrincha, 612; e Waltencir, 453.
Nesta terça-feira, contra o Oeste, Jefferson entra em campo pela 400ª vez com a camisa da Estrela Solitária. Aos 32 anos, é mais um passo para entrar no hall dos que mais defenderam o clube. O jogo começa às 21h30, com transmissão em tempo real pelo site do LANCE!.
O capitão tem contrato até o fim de 2017, e deve muito em breve superar nomes como os do ex-goleiro Wagner e do ex-atacante Jairzinho. Se mantiver boa média de participações por ano, deve se tornar o terceiro com mais jogos (veja a lista do Top 10 abaixo). Acima de Jefferson ficariam somente Garrincha e Nilton Santos. Motivo de muito orgulho para torcedores e para o próprio goleiro.
- Muita alegria e honra poder vestir a camisa do Botafogo quatrocentas vezes. Hoje, a gente não tem tanta noção do que isso representa. Estamos tão preocupados em subir o Botafogo... E subir meu time de coração vai ser marcante. Espero alcançar minha meta que é de 500 - disse.
A negociação para o goleiro permanecer no Botafogo rendeu capítulos de tensão para a torcida, entre o final do ano passado e o início deste ano (incluindo uma crise de relacionamento com o presidente anterior), mas ele permaneceu na equipe para a disputa da Série B. Para um futuro melhor, o Botafogo conta com Jefferson. Para a idolatria ganhar números cada vez mais expressivos, o futuro começa nesta terça à noite.
O recorde mundial de um jogador por um único clube é de Rogério Ceni, com 1.227 jogos pelo São Paulo.
TOP 10 ATUAL DE JOGOS PELO BOTAFOGO
1 – Nilton Santos (723 jogos)
2 – Garrincha (612 jogos)
3 – Waltencir (453 jogos)
4 – Quarentinha (444 jogos)
5 – Manga (442 jogos)
6 – Carlos Roberto (442 jogos)
7 – Geninho (422 jogos)
8 – Jairzinho (413 jogos)
9 – Wágner (412 jogos)
10 – Jefferson (399 jogos) [400 jogos após esta noite]
E MAIS:
> Treino do Botafogo tem 11 na linha, Neilton de volta e homenagem a Jefferson
> Nomes de Airton e Ronaldo aparecem no BID e dupla está liberada para jogar
> Alegando falta de ética, Túlio Maravilha desiste de acerto com time sergipano