Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Botafogo vai apresentar projeto da criação de museu em evento na sede

Com inauguração prevista para dezembro de 2022, museu Botafogo terá o pontapé inicial na próxima quarta-feira, em evento em General Severiano com a presença de ídolos

General Severiano é a sede do Botafogo (Foto: Divulgação)
Escrito por

A história será, literalmente, registrada. O Botafogo iniciará o projeto para o lançamento do "Museu Botafogo" em um evento que será realizado na próxima quarta-feira, dia 8 de dezembro, data que marca o aniversário da fusão entre o Club de Regatas Botafogo e o Botafogo Football Club - que gerou o Alvinegro de hoje em dia.

+ Permanências de Vitor Marinho e Vitinho no Botafogo dependem de venda de Marcelo Benevenuto

O evento será realizado em General Severiano, sede social do Glorioso, e contará com a presença de ídolos e botafoguenses ilustres. O acontecimento será marcado por uma apresentação de como o projeto do "Museu Botafogo" vai funcionar.

A previsão inicial para a inauguração do museu é em dezembro de 2022. O local vai ocupar uma área de 1500m² em General Severiano e trará homenagens especiais a Mané Garrincha, um dos maiores ídolos da história do clube.

– O Museu Botafogo é um antigo sonho. Um museu inovador, interativo e moderno, que conversa com todos os públicos. E que além da importância cultural, vai agradar nossos milhões de torcedores e atrair visitantes nacionais e estrangeiros, fortalecendo a marca Botafogo. Faço questão de agradecer à Secretaria de Cultura do Estado do RJ, nossos parceiros TIM e Mude e ao nosso curador Ricardo Macieira, que fizeram esse sonho virar realidade. Estou muito animado com a apresentação desse projeto e ansioso para vê-lo se tornar realidade - afirmou Durcesio Mello, presidente do Botafogo.

A coordenação e curadoria está a cargo de Ricardo Macieira, arquiteto e ex-Secretário Municipal de Cultura. O projeto é fruto da parceria entre o clube e a Mude Brasil, empresa que já concebeu e implementou 17 museus em seis países, entre eles os do River Plate, Boca Juniors, Benfica, Juventus, Wembley e o Museu da Conmebol.

– Localizado num prédio neoclássico, ícone na paisagem carioca, o Projeto do Museu Botafogo ultrapassa a simples função de guardar e preservar uma história secular e gloriosa. Ele vai contar a nossa história, não a do BFR do aqui e agora, mas o conto do BFR de todos, de todos nós, em todos os tempos. Entre o passado e o futuro, tecnologia e emoção, o Museu Botafogo terá no seu acervo a nossa paixão. Entre conquistas e ídolos, o Museu Botafogo vai expor este nosso amor, que jamais será calado - destacou Macieira.