Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Botafogo
escudo default
1
0
escudo default
Atlético Nacional

Botafogo vence o Atlético Nacional e avança às oitavas da Libertadores

Glorioso contou com mais um gol de Rodrigo Pimpão para eliminar o atual campeão e jogar a próxima rodada apenas para buscar a liderança do grupo. Mais um passo histórico

AFP
Escrito por

Mais uma noite de luta, mais uma noite recompensada. Após a derrota na rodada anterior, o Botafogo venceu o Atlético Nacional (COL), nesta quinta-feira, pela Copa Libertadores. Com o 1 a 0 no Estádio Nilton Santos, o Glorioso eliminou o atual campeão, se garantiu nas oitavas de final e vai buscar, agora, a liderança do grupo 1.

Como esperado, o time da casa começou pressionando. Logo aos dois minutos, Pimpão deixou Camilo de frente para o gol. O passe para Roger foi melhor ainda. Com o goleiro já no chão, o camisa 9 mandou a bola na trave. Chance desperdiçada de maneira impressionante.

Aos poucos os visitantes foram equilibrando a posse de bola. Nova chance de perigo demorou. Rodrigo Lindoso chegou a fazer um gol, aos 14, mas Roger, que fizera o pivô para o volante, estava impedido. A luta contra a linha de impedimento foi durante toda a primeira etapa.

Díaz, num chute rasteiro, preocupou a torcida alvinegra aos 27. Mas Gatito só precisou olhar. Ibarguen, aos 33, finalizou também sem força. O Atlético criou mais que o Botafogo até o fim do primeiro tempo, embora sem tanta direção.
No início da segunda etapa, o filme da primeira se repetiu, mas a efetividade alvinegra foi bem diferente. Aos cinco minutos, numa jogada bem tramada, Rodrigo Lindoso lançou Rodrigo Pimpão. O chute cruzado foi inapelável, e abriu o placar.

O feito fez com que o Atlético – eliminado já com o empate – precisasse se arriscar. Os contragolpes eram alvinegros: aos 15, Pimpão gerou novo perigo. Só que Armani espalmou o chute de fora da área.

Os colombianos não conseguiam ser efetivos, enquanto o Glorioso, do outro lado, se aproximava do segundo gol. Aos 31 minutos, Guilherme driblou o goleiro, mas não acertou o chute. No escanteio subsequente, Carli fez a bola raspar na trave.

Apesar da necessidade de fazer dois gols, a equipe de Medellín não conseguia ser mais perigosa do que havia sido, por exemplo, na segunda metade do primeiro tempo.

O resultado foi um Botafogo que, mesmo com um gol de vantagem, tinha mais a bola. Faltava a precisão no último passe, mas ela nem foi necessária até o apito final.

Fim de jogo e o Botafogo saiu nos braços da torcida, classificado para as oitavas de final da principal competição do continente.

FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 1 X 0 ATLÉTICO NACIONAL (COL)

DATA/HORA: 18/5/17, às 21h45
LOCAL: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
ÁRBITRO: Victor Carrillo (PER)
AUXILIARES: Coty Carrera (PER) e Jorge Yupanqui (PER)
GOL: Rodrigo Pimpão, 5'/2ºT

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Emerson, Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, João Paulo e Camilo (Dudu Cearense, 41'/2ºT); Rodrigo Pimpão (Gilson, 36'/2ºT) e Roger (Guilherme, 21'/2ºT) - Técnico: Jair Ventura.

ATLÉTICO NACIONAL (COL): Armani, Bocanegra, Cuesta, Henríquez e Díaz; Ramírez (Ruiz, 16'/2ºT) e Arias; Quiñones (Nieto, 35'/2ºT), Macnelly Torres e Ibarguen; Moreno - Técnico: Reinaldo Rueda.