Dia 13/10/2015
14:28
Compartilhar

Dupla com melhor desempenho no Circuito Mundial de vôlei de praia neste ano, Ágatha e Bárbara Seixas ainda se veem com alguma apreensão por não terem a certeza de que disputarão os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Enquanto já começam a sentir o gosto do megaevento durante o evento-teste da modalidade, que acontece na Praia de Copacabana, elas esperam que a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) leve em conta o merecimento. 

No último final de semana, Larissa e Talita garantiram o direito de disputar a Olimpíada por terem alcançado pontuação suficiente no ranking olímpico, assim com Alison e Bruno Schmidt, no masculino. A outra dupla só será conhecida em janeiro. A entidade máxima do vôlei brasileiro promete levar em conta critérios técnicos e psicológicos.

Embora a equipe classificada tenha tido melhor desempenho nos torneios considerados para o somatório do ranking olímpico, quem está melhor na temporada é Ágatha/Bárbara, que soma 5.900 pontos, contra 5.340 de Larissa/Talita (2º). Em seguida, as brasileiras mais bem posicionadas são Juliana/Maria Elisa (4º, com 4.360), que também brigam pela vaga na Rio-2016. 

- Ainda temos alguns torneios para jogar, e pretendemos garantir esta vaga olímpica e ganhar o Circuito Mundial. Não estamos baseando nossa vida nisso (Olimpíada). Estamos focadas no que temos de fazer. Mas, pelo nosso retrospecto, por todo o trabalho que fizemos, seria mais do que merecido que nós fossemos convocadas. Vamos conquistar esse objetivo - afirmou Bárbara, de 28 anos.

No Rio Open, o Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016 tenta simular ao máximo o clima do megaevento que a dupla número dois do Brasil no momento espera vivenciar. A arena, com capacidade para receber 2,8 mil pessoas, será amplicada no ano que vem, de modo a atender 12 mil. A prévia já deixou uma impressão positiva nas jogadoras.

- Acho excelente um evento-teste como esse, aqui no Rio. Traz um gostinho de Olimpíada. A arena é maior do que no nosso circuito nacional, a arquibancada também. Já vemos que vai ter uma torcida enorme - falou Ágatha.

Nesta quinta-feira, Ágatha e Bárbara venceram as compatriotas Pauline e Paula Hoffmann por 2 sets a 0, parciais de 21-11, 21-9, na estreia na fase de grupos do Rio Open. Elas voltam às areias nesta sexta-feira, a partr das 8h, em busca de vaga nas oitavas de final.

Siga o Lance! no Google News