Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Na volta ao Vasco, Anderson Barros traz currículo com ampla experiência no futebol

Novo gerente não é cara nova no clube. No início de sua carreira passou pelo futsal vascaíno e retorna com uma missão ainda mais complicada

Anderson Barros é o novo gerente de futebol do Vasco (Foto: Bruno de Lima)
Escrito por

Anunciado como novo gerente de futebol do Vasco, Anderson Barros é um velho conhecido na Colina, embora nunca tenha atuado como dirigente profissional no clube. Essa não é a primeira vez que ele trabalha no Vasco. No início de sua carreira, o gerente passou pelo time de futsal do clube. Depois, seguiu para o Flamengo e foi responsável pela ida do técnico Zé Ricardo para a Gávea. No rubro-negro, se tornou gerente de futebol em 2005, mas pouco tempo depois de assumir o cargo, disse, em coletiva, que ainda não estava pronto e deixaria o posto. O ato resultou em um ano turbulento para o novo dirigente.

Além de Vasco e Flamengo, Anderson já fez parte do Botafogo, onde ficou até 2012. Em São Januário, inclusive, vai reencontrar seus antigos parceiros de Glorioso, como Andrezinho e Marcelo Mattos, o fisioterapeuta Alex Evangelista e a psicóloga Maíra Ruas.

A saída de Anderson do Botafogo foi polêmica. Na época em que atuava como gerente no Alvinegro, passou por diversos problemas com Maurício Assumpção, presidente do clube na época, que chegou a chamá-lo de "fraco" e disse que ele era o culpado pelas derrotas que o Botafogo estava acumulando. O dirigente deixou o clube. Seedorf, camisa 10 do time, tentou contornar a situação e pediu ao presidente para repensar sua decisão, o que não aconteceu. No Botafogo, foi responsável pela contratação de jogadores importantes para a história do clube como Herrera, Loco Abreu, Jobson, Lodeiro, Maicosuel e Elkeson. Também esteve presente nas conquistas da Taça Guanabara (2009), Campeonato Carioca (2010) e Taça Rio (2012).

O gerente passou pelo Sul e Nordeste também. Entre 2006 e 2008, Anderson trabalhou no Figueirense e conquistou dois campeonatos estaduais. Depois, o gerente passou por Bahia, Coritiba e Vitória. Esteve integrado no Rubro-Negro de Salvador durante dois anos e participou da volta do clube à Série A.

No Bahia, Anderson trabalhou com Cristóvão Borges e vai reencontrá-lo em sua volta ao Vasco, em 2017.

Além da novidade da contratação de Anderson Barros, Euriquinho, filho de Eurico Miranda, se torna vice-presidente de futebol do Vasco. Já acostumado com as negociações e rotinas do time, o herdeiro do Gigante da Colina foi anunciado como vice essa semana. O cargo estava desocupado desde a saída de José Luis Moreira, em 2015.