O Vasco da Gama aparece no topo de um ranking nada positivo no Campeonato Brasileiro de 2025: o de equipe com mais erros defensivos graves. Segundo levantamento do Sofascore, o clube carioca já cometeu 22 falhas graves, que resultaram diretamente em finalizações ou gols adversários — excluindo-se pênaltis e gols contra.

➡️ Vasco negocia a contratação de promessa chilena

O número preocupa e ajuda a explicar parte das dificuldades do time na competição. Para efeito de comparação, o segundo colocado no ranking é o Juventude, com 19 erros, seguido por Ceará (18), Fluminense (17) e Bahia (15). O dado evidencia que o Vasco tem tido dificuldades recorrentes na saída de bola e na tomada de decisões no campo defensivo.

➡️ Vegetti iguala seu maior jejum de gols desde que chegou ao Vasco

Dentre os jogadores vascaínos, o goleiro Léo Jardim é quem mais aparece negativamente na estatística, com cinco erros graves cometidos ao longo da competição. A posição naturalmente exposta agrava as consequências dessas falhas, já que muitos dos erros cometidos pelo goleiro resultam em chances claras para os adversários.

➡️ Ancelotti sobre Phillipe Coutinho na Seleção: ‘Não tenho nenhum problema’

Léo Jardim após sofrer gol do Botafogo em jogo pela Copa do Brasil (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

➡️ Tudo sobre o Gigante agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Vasco

Outros nomes que chamam atenção são Hugo Moura e Lucas Freitas, com três erros cada. Logo atrás estão João Victor, Matheus Carvalho e Paulo Henrique, todos com duas falhas. Jogadores ofensivos e reservas, como Alex Teixeira, Daniel Fuzato, Mauricio Lemos, Pablo Vegetti e Paulinho Paula, também figuram na lista, com um erro cada.

O Vasco volta a campo neste domingo (5), às 16h (de Brasília), para enfrentar o Vitória, em São Januário, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Para acompanhar as notícias do Vasco, acompanhe o Lance! Todas as informações e acontecimentos atualizados em tempo real.

Siga o Lance! no Google News