Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Valdir muda cara do Vasco e testa formações para iniciar arrancada

Mais uma vez interino, Bigode quer ser efetivado e fará mudanças para mostrar serviço. Foram três esquemas diferentes testados e Maxi López deve iniciar partida contra o Ceará

Valdir comanda treino no CT das Vargens de olho no Ceará (Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

Como diz o ditado: quem espera sempre alcança. Mas, no caso de Valdir Bigode, parece que sua vez nunca chega. Interino em outras três oportunidades, o ex-atacante terá mais uma chance de mostrar serviço para virar, enfim, treinador efetivado do Vasco. E, diferente das outras vezes, planeja dar sua cara ao time nesta segunda, contra o Ceará, em São Januário. O LANCE! explica.

Neste ano, após a saída de Zé Ricardo, Valdir comandou a equipe no empate contra o Cruzeiro fora de casa, mas logo depois o clube anunciou Jorginho. O auxiliar fez apenas o básico e não teve o respaldo da diretoria para se manter no cargo. Agora, ele deve fazer mudanças na equipe e começar a implementar seu trabalho para tentar, enfim, iniciar a carreira como técnico.

- Pode ter muitas mudanças, Valdir está no clube há 4, 5 anos. Vê a gente no dia a dia, nos treinos, está tentando criar mais posse de bola, mais finalizações. Está treinando o esquema que ele acha, treinamos até três formações diferentes - afirma o meia Thiago Galhardo, provável titular.

Diferente de Jorginho e Zé Ricardo, que utilizaram durante quase toda a temporada um esquema 4-2-3-1, Valdir pode inovar na formação tática. É provável que Andrey seja sacado para a entrada de Wagner, em baixa ultimamente, e a configuração da equipe mude para um 4-1-4-1. Um time mais qualificado tecnicamente, porém, mais exposto. Assim, a estratégia será de dominar a posse de bola e propor o jogo contra o modesto time do Ceará.

Além disso, Jorginho também deve promover a entrada de Maxi López, principal reforço do ano, no time titular. Confira as mudanças abaixo:

COM JORGINHO
O esquema no 4-2-3-1, com dois volantes e três meias, foi usado durante quase toda a temporada. O time, no entanto, jogava mais no contra-ataque e apesar de criar boas chances tinha dificuldades para converter em gols.

O 4-2-3-1 foi usado na maior parte da temporada

COM VALDIR
Uma das formações treinadas foi o 4-1-4-1, com apenas Desábato como volante de marcação. No meio, Giovanni e Galhardo participam da criação e Wagner e Pikachu viram pontas. É um esquema parecido com o do Flamengo, por exemplo, baseado em posse de bola e qualidade ofensiva. O time, porém, fica mais exposto sem a bola.

Uma das formações testadas por Valdir: apenas Desábato de volante