Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sequência dura, mas vantagem física: Vasco se prepara para o Brasileirão

Cruz-Maltino terá duelos contra Grêmio, Fluminense e Palmeiras no reinício da competição, mas os adversários estarão também noutras competições em julho

Vasco fez amistosos durante a parada e encara o Grêmio neste sábado, fora de casa (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

Há quem diga que a tabela do Vasco em julho é ingrata. Os três primeiros jogos da equipe no Campeonato Brasileiro após a pausa para a Copa América são contra o Grêmio, neste sábado, fora; clássico com o Fluminense, em São Januário; e contra o Palmeiras, no Allianz Parque. Porém, também há quem veja o copo meio cheio: o Cruz-Maltino deverá ter vantagem física nos três confrontos.

É lógico que o torcedor e os jogadores do Gigante da Colina gostariam de ainda estar na Copa do Brasil e de terem disputado a Copa Sul-Americana. Contudo, se tem lado bom de estar apenas numa competição no segundo semestre, o retorno aos trabalhos já é favorável.

O Tricolor Gaúcho encarou o Bahia, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil. Já o Tricolor Carioca pode vir a poupar alguns titulares porque terá jogo contra o Peñarol, no Uruguai, três dias depois da partida da semana que vem. O Verdão é o rival do dia 27. O time paulista, porém, terá o Godoy Cruz, pela Copa Libertadores, duas vezes: quatro dias antes e três depois do Cruz-Maltino.

Deste modo, por mais fortes que sejam os elencos dos adversários, os olhos - e, possivelmente, os melhores jogadores - estejam voltados para os jogos das competições mata-mata. Embora algumas equipes de relevantes participações recentes na Copa Libertadores também estejam na segunda metade da tabela, o próprio técnico vascaíno, Vanderlei Luxemburgo admite, publicamente, que o primeiro objetivo do Vasco é escapar do rebaixamento.

E se o objetivo é este, ampliar a vantagem já no retorno ao campeonato é a missão. Hoje, o Cruz-Maltino está somente um ponto acima do Z4. De volta a Luxemburgo, o treinador impôs maior rigor físico aos atletas - quando ele chegou, havia quase uma dezena de atletas acima do peso ideal. Mas Andrey foi elogiado quando, mais magro, fez até gol na vitória sobre o Internacional. Mas o volante não virou titular definitivo.

O aspecto físico é importante, o Vasco pode ter evoluído no período sem jogos e espera levar vantagem no mês corrente. Mas é com bola na rede que tudo vai se confirmar.