Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Por acesso na Série B, Vasco enfrenta o Sampaio Corrêa podendo encerrar um tabu de 35 anos

Cruz-Maltino joga em São Januário, estádio que está invicto em 2022

Figueiredo e Gabriel Pec se ajoelham após a vitória sobre o Criciúma (Matheus Lima/Vasco)
Escrito por

Vencer para subir. Esse é o objetivo do Vasco no jogo contra o Sampaio Corrêa, nesta quinta-feira, em São Januário, pela 37ª rodada da Série B. Com a vitória, o Cruz-Maltino chegaria aos 62 pontos e garantiria o acesso, já que não poderia ser alcançado pelo Ituano, que tem 54 e é o 5º colocado.

A trajetória como mandante do Vasco na Série B enche de confiança o seu torcedor de que o acesso não será adiado. Dos 59 pontos, 42 foram conquistados no Rio de Janeiro, onde o time tem um aproveitamento de 78%. De quebra, é o único invicto da Série B dentro dos seus domínios, seja ele São Januário e Maracanã, estádio que o Cruz-Maltino mandou os seus jogos contra o Cruzeiro (1 a 0) e o Sport (0 a 0).

+ Vasco depende de uma vitória para subir; confira a classificação

Esse será o 22º e o último jogo do Vasco em São Januário na temporada e pode representar, além do acesso, o fim de um tabu histórico de 35 anos. Foi em 1987 o último ano que o Cruz-Maltino não foi derrotado em São Januário. Naquela temporada, o time até perdeu como mandante no Campeonato Brasileiro para Atlético-MG e São Paulo, mas os jogos foram disputados no Maracanã, o que era comum na década de 1980.

Até em anos históricos o Vasco foi derrotado em São Januário. Liderado por Edmundo, o Cruz-Maltino terminou invicto como mandante e campeão no Brasileiro de 1997, mas perdeu para o River Plate, por 2 a 0, na Supercopa da Libertadores. A campanha do título Brasileiro de 2000 começou com uma derrota para o Sport, por 2 a 0, em São Januário, com Romário em campo.

+ Apesar das críticas, Série B atual do Vasco é semelhante às edições de 2014 e 2016

O torcedor carregou o Vasco nas costas, ou melhor, em São Januário, estádio conhecido por ser um território hostil, desde 1927. A invencibilidade somada ao acesso é o título simbólico que a torcida merece por jamais ter abandonado o time durante a Série B. Vale lembrar que os ingressos se esgotaram em 16 dos 19 jogos do time como mandante.